Oficiais denunciam estratégia do coronel Luongo para substituir do coronel Pereira no comando da PMMA

Publicado em   18/ago/2017
por  Caio Hostilio

É um tanto esdrúxula essa prática em querer transformar a Polícia Militar do Maranhão num feudo político daqueles que querem permanecer no comando da tropa e quiçá usa-la como trampolim para voos mais altos, como se tornar políticos de fato através de cargos eletivos. Seria providencial que os próprios oficiais superiores tomem providências quanto a isso…

A Estratégia das Promoções na PM

O atual subcomandante, Coronel Luongo, tem como estratégia principal, promover o máximo de coronéis de sua turma para efetivar sua permanência ou possibilidade de ascensão em substituição ao Cel. Pereira.

A estratégia é semelhante a utilizada para promover o Cel. Aritanã, aparelhando os batalhões que tem como comandantes oficiais da sua turma. 

Exemplificando melhor: o 6º Batalhão era estigmatizado como um Batalhão problemático até a assunção do então Maj. Aritanã, que passou a comandar com um quantitativo de viaturas infinitamente superior em comparação aos demais batalhões. Também não podemos deixar de mencionar o aparelhamento humano, com significativo número de  capitães e tenentes para as companhias destacadas, enquanto os demais sofriam com a falta de homens, inclusive de oficiais subalternos e intermediários, a exemplo de 8º, 9º e 21º Batalhões que servem na capital. Essa era uma forma de dar maior visibilidade para sua corrida ao posto de Coronel, e deu certo !!

Com a proximidade das promoções o subcomandante tem como alvo promover os Tenentes Coronéis Sodré, Ilmar e Roberto e utiliza de todas as estratégias, inclusive daquelas que apontam concorrentes que seriam ligados a governos anteriores. Surge a primeira indagação: quais são os oficiais da PM que jamais foram promovidos ou deixaram de ter alguma ligação com governos anteriores? O próprio subcomandante “dedo duro” era braço forte e de confiança do Ex-secretário de Segurança, Aluísio Mendes, quando lotado no Ciops, além de ser genro do então Dep. Federal, cria dos Sarneys, Costa Ferreira. É bem verdade que parentesco a gente não escolhe !!

Mas vamos ao que interessa, os históricos dos “apadrinhados” do Cel. Luongo ao posto de Coronel nas promoções de Agosto.

Ten Cel Sodré e Ilmar – eram assistentes e homens de confiança do então Cel. Ivaldo, braço forte de Ricardo Murad dentro da corporação (o mesmo que promoveu Cel. Sá e Cel. Luongo). Tendo um pouco de paciência, encontra-se nos boletins da Corporação que Sodré passou 2(dois) anos na Junta Medica de Saúde, inclusive com proibição médica de portar armamento, naquele período, por restrições psicológicas e atualmente foi contemplado com o Comando do Policiamento Especializado, com amplos poderes nas ações operacionais da Região Metropolitana. 

Surge a segunda indagação: estaria o Cel. Sodré escondendo-se das atividades policias naquele período, que coincidiu com a Reforma do “padrinho” Cel. Ivaldo? Ou o oficial realmente tem problemas psicológicos e está colocando em risco sua vida, a vida de seus colegas e de toda uma população?  Bom averiguar!!!

O Tenente Coronel Ilmar, o preferido do então Cel Ivaldo, trabalhou a mando do padrinho, no período das eleições municipais em Coroatá, no serviço de inteligência (paisano), repassando informações privilegiadas ao grupo de Ricardo Murad, tendo inclusive, contato irrestrito com Murad em sua residência. E atualmente foi presenteado com o comando de Imperatriz para que pudesse barganhar a promoção junto aos políticos da Região.

O Tenente Coronel Roberto, afilhado do Coronel Nogueira, amigo pessoal do Senador João Alberto, está desde o governo passado, leia-se Roseana Sarney, comandante da Companhia de Turismo. 

O Coronel Luongo, figura personificada nos corredores do Quartel do Comando Geral do atual Secretário de Segurança Jeferson Portela, atua nos bastidores e com ampla confiança, “dedurando” e criando situações desfavoráveis àqueles que não são de sua turma. Quando não tem o que falar dos demais concorrentes, aponta: “Esse é ligado ao governo anterior” !!!!!!!……. Aí meu amigo, como a contraditório não existe na PM, os indicados de Luongo estão sendo privilegiados. 

É bem verdade que o senhor Governador ainda não conhece por inteiro a PM, mas querer dizer que tem usado de Meritocracia promovendo os indicados da Corporação (em outras palavras, os de Luongo e Pereira) é achar que nós somos desprovidos de qualquer tipo de inteligência e como diz o ditado popular: “ me compre um bode”. 

Até parece que no Atual Governo só existem duas Turmas na PM (Luongo e Pereira). Quero vê senhor Governador, se esses seus preferidos vão ser realmente leais até o fim, principalmente se as pesquisas não lhes forem favoráveis durante a campanha eleitoral de 2018. 

Por isso, lhe oferto um conselho: promova os seus amigos, aqueles que realmente o senhor conhece e que são de sua confiança. Esqueça essa “história” plantada, no momento da assinatura dos atos de que fulano é operacional, de que sicrano é muito trabalhador e que beltrano tem ajudado o governo. Afinal, na PM a “meritocracia” inicia-se no momento da atribuição da pontuação para compor o quadro de acesso, momento este em que os apadrinhados já largam na frente da corrida pela promoção.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

4 Responses to Oficiais denunciam estratégia do coronel Luongo para substituir do coronel Pereira no comando da PMMA

  1. Ruy Medina disse:

    Eu sei de muitos podre de oficiais que se acham nos interiores.

  2. JOÃO BARROS disse:

    A É P , ASSIM É A POLÍCIA

  3. Raimundo Nonato Mendes Lima disse:

    Pode até ser que os comentários estejam corretos no que tange a qualquer situação do comando e subcomando, mais pra falar do Cel Aritana tem que ter bagagem, porque quem trabalha e arregaça as mangas é esse Oficial, teve mérito pra ser promovido.

  4. Olheiro policial disse:

    Penso que ha lugar para muitos bons novos coroneis mas o fato de ser da turma tal.nao deve ser parâmetro… tem gente trabalhadora e capaz de diferentes origens. FALO de Tc Andrade, TC Leite, TC Alexandre, para citar alguns bons nomes…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog