Segundo matéria do Correio Brasiliense, em fevereiro deste ano foram registrados 50 assassinatos no DF.
Em duas semanas, bares e restaurantes do Distrito Federal terão hora para fechar as portas. A partir de abril entrará em vigor a lei seca para os estabelecimentos comerciais de bebidas alcoólicas. E os locais onde for constatado risco iminente de violência serão fechados definitivamente pela polícia.
Diante da violência, a implantação a medida é uma das estratégias da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para conter o alto índice de criminalidade na capital e vem acompanhada de outras ações, entre elas a Operação Dias Melhores, em execução em oito pontos do DF.
Em duas semanas, bares e restaurantes do Distrito Federal terão hora para fechar as portas. A partir de abril entrará em vigor a lei seca para os estabelecimentos comerciais de bebidas alcoólicas. E os locais onde for constatado risco iminente de violência serão fechados definitivamente pela polícia. A medida é uma das estratégias da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para conter o alto índice de criminalidade na capital e vem acompanhada de outras ações, entre elas a Operação Dias Melhores, em execução em oito pontos do DF.
Agora, cabe perguntar: Essa medida deveria ser adotada em São Luís? Não posso afirmar visto que não tenho conhecimentos de estratégia policiais, mas acho que seria uma medida viável, principalmente em bairros onde a violência se acentua mais. Em Brasília, o grande índice de violência tem um fator diferente do de São Luís, as cidades do entorno da capital federal, que hoje passa dos 3 milhões de habitantes, onde a criminalidade é muito alta, pois as cidades pertencem ao Estado de Goiás e uma de Minas Gerais-Unaí. Os governos desses estados não investem nessas localidades, pois sabem que a maioria esmagadora dos eleitores é de Brasília, com isso jogam a responsabilidade para o Distrito Federal.
Mas com certeza, essa medida adotada em Brasília, seria viável aqui em São Luís, principalmente nos locais onde existem os pontos de venda de drogas, principalmente o crack, que virou uma febre entre os jovens de baixa renda.
Publicado em: Governo
Caio,
Há algum tempo discutimos com membros da Polícia Civil e Militar a viabilidade da redução do horário de fucionamento de bares, restaurantes e similares que sirvam bebidas alcoólicas, em áreas de maio de índice de criminalidade. O Código de Postura de São Luis determina o fechamento desses locais ATÉ as 3:00 hs, ou seja , podem ser fixados horários mais restritivos, lastreados em estatísticas ofertadas pelo CIOPS. Entendemos que para adoção dessas medidas ser necessária a consulta, através de entidades civis organizadas e notadamente os Conselhos Comunitários de Segurança, em audiências públicas. A primeira reunião nesse sentido foi realizada na Vila Luisão. Estamos apenas aguardando a remessa da formalização dos pleitos da comunidade. A matéria veio em boa hora. Parabéns! Abraç Cláudio Cabral Marques
Resposta: Fico feliz em saber que o MPE vem tomando as providências e gostaria muito de fazer parte dessas audiências.
Com certeza , mandaremos o covite.
Com certeza estarei lá…
BRASILIA TEM O MAIOR INDICE DE POLICIA X HABITANTE. ACIMA DA MÉDIA DA ONU E A CRIMINALIDADE ANDA A SOLTA. O FECHAMENTO DOS BARES POR VOLTA DE 01:00 HORA SERIA UMA FORMA DE CONTRIBUIR PARA A DIMINUIÇÃO DO INDICE DE CRIMINALIDADE. MEDIDA DESSA NATUREZA JÁ ESTA SENDO APLICADA EM CIDADES DE SÃO PAULO HÁ MUITO TEMPO E COM SUCESSO. A POPULAÇÃO TEM QUE SE CONSCIENTIZAR E SE ACOSTUMAR A SAIR MAIS CEDO PARA AS BALADAS. ESTIVE EM SÃO PAULO CAPITAL E APÓS AS 18:00HORAS OS BARES ESTÃO CHEIOS E ENCERRAM SUAS ATIVIDADES MAIS CEDO.
Em São Luís é preciso adotar a mesma medida..
found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later
Finally, an issue that I am passionate about. I have looked for information of this caliber for the last several hours. Your site is greatly appreciated.
Great information! I’ve been looking for something like this for a while now. Thanks!