Profissão: professor é uma boa escolha?

Publicado em   10/abr/2011
por  Caio Hostilio

São várias as razões que levam alguém a escolher uma profissão: Muitos escolhem pelo desafio, outras vezes é a busca pela notoriedade, o salário, as ofertas do mercado de trabalho, dentre outras. E a profissão de Professor? Você já pensou nas razões que levam alguém a escolher essa profissão?

São nobres os ofícios de um professor, mas ele precisa amar o que faz e respeitar o educando acima de tudo.

Para muitos é ter um ideal e nunca esquecê-lo. É se considerar uma metamorfose ambulante em vez de ter aquela velha opinião formada sobre tudo, como cantava Raul Seixas. O professor não pode deixar envelhecer sonhos, enrugar idéias. Quem perde a oportunidade de se renovar a cada dia, no contato com crianças e jovens cheios de desejos, desiste de viver, vira ultrapassado, neutro, passivo, incompetente, injusto consigo mesmo e seus alunos. Quem abandona a ideais pára de ensinar a ter esperança no futuro.

Outros têm o discernimento de que determinam o rumo de muitas vidas. Para eles, a escolha da carreira, talvez essa condição política não seja clara. Mas basta refletir. Eles dizem que passam mais de 500 horas por ano sob o olhar atento de estudantes que buscam modelos a seguir e que eles são influenciáveis. Eles dizem que são os mentores para que os alunos saibam conquistar espaços na sociedade e que tipos de cidadãos estão formando.

Tem aqueles que vêem no Planeta Terra mais de 870 milhões de analfabetos. Gente que não sabe escrever nem ler o próprio nome. Sem falar nos que ficam paralisados diante de um computador. Para esses, todos vivem à margem da Era da Informação e que um educador pode contribuir para que esses números diminuam, levando o conhecimento a quem nunca teve a oportunidade de adquiri-lo e preparar os mais novos é honrar o ser humano. Para eles, é um privilégio escolher uma profissão fundamental, tornar-se essencial.

Em minha opinião, muitos de nossos professores optaram pelo Magistério na infância. Giz sobre a parede de casa, imaginavam uma sala de aula cheia de alunos dóceis e interessados. Quando cresceram, a realidade se chocou com a brincadeira. Alguns desistiram. Outros continuam, sem muita esperança. Outros, ainda, amadureceram e passaram a encarar os desafios. Comprometimento e dedicação são seus principais aliados. São respeitados porque respeitam alunos de todos os tipos: brancos, negros, portadores de necessidades especiais, preguiçosos, amorosos, agressivos, inteligentes.

A escolha profissional é umas das mais importantes dentre as tantas que realizamos em nosso cotidiano, em nosso viver.

Várias e diversas são as razões que motivam a escolha de uma profissão, dentre elas podemos salientar: a possibilidade de destaque social, a influência familiar, a questão salarial, as perspectivas do mercado, entre outras. O contexto sócio-cultural atual o ser professor/professora não é uma carreira profissional atrativa devido a múltiplos fatores, destacadamente o fator econômico, isto é, a questão salarial não é atrativa. No entanto, observamos que os cursos de licenciaturas, ofertados no ensino superior, são procurados (obviamente, não como outrora) e cursados.

Considerando a observação exposta acima, passível de constatação, buscamos inquirir o que motiva jovens estudantes a optarem por ser professor, bem como se a escola é refletida ou meramente, uma aleatória.

A construção de respostas frente à problematização está na perspectiva da ressignificação da ação docente, pois é no íntimo de cada um, na sua história de vida, que residem as razões da suas escolhas e sendo a profissão docente de grande relevância social, optar por ser professor deve ser uma escolha consciente e tomada a partir de algumas reflexões.

 Na verdade, escolher a profissão de professor não é escolher uma profissão qualquer, pois muitos são os desafios e responsabilidades desta profissão.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Profissão: professor é uma boa escolha?

  1. emt training disse:

    […] Profiss??o: professor ?? uma boa escolha? | […]

    • admin disse:

      Sou professor e administração de profissão. Profissões que escolhi, mesmo sabendo que jamais ficaria rico, principalmente no Brasil. Mas sou muito feliz com as minhas escolhas.

  2. Gáudio disse:

    Lindo o texto, nos faz refletir intrínsecamente sobre a profissão, mas o pior de tudo é que a realidade é dura e dura toda uma existência, sou relativamente novo como professor, mais vivo intensamente essa profissão, são muitos os desafios de SER/ESTAR professor, mas o pior deles é o descaso, a falta de valorização da nossa profissão e não tenho dúvida que aqui no Maranhão é daí pra pior, mas “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” Um dia isso vai mudar, só espero que não demore!!!

    • admin disse:

      Gáudio, só vai mudar quando o governo federal, os estaduais e os municipais deixarem de vez a Lei 5692/71 em todos os seus parâmetros. Não vejo a hora disso acabar.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos