Antes de entrar no assunto propriamente dito, gostaria de deixar bem claro que educação é um assunto complexo e que deve ser discutido por educadores e não dentro do senso comum e até da politicalha partidária.
Como hoje (12), a sessão da Assembléia Legislativa virou um bacanal generalizado. Aproveitando a presença dos professores (em greve), na galeria, os deputados Bira do Pindaré e Rubens Junior quiseram discutir educação sem nenhum tipo de conhecimento teórico ou técnico para o assunto, apenas se apoderaram de sofismas politiqueiros e inconvenientes para o resgate da educação maranhense e, principalmente, a brasileira, que sofre os resquícios da Lei 5692/71, assunto esse já tratado diversas vezes aqui no blog.
Sofismando apenas na busca de tirar vantagens políticas, o deputado Bira do Pindaré teve o disparate em dizer que os professores não tem nada haver em relação aos desmandos que acontecem na educação pública do Maranhão. Deputado Bira, para o seu conhecimento, o professor é o principal responsável pelo êxito ou fracasso dos alunos na escola. O seu desempenho é mais decisivo do que o método de ensino ou o material didático que possa existir na sala de aula. O problema é que eles só sabem dar aulas expositivas e não dialogadas, desconhecem linhas pedagógicas, avaliam até hoje dentro do tecnicismo da Lei 5692/71, onde as provas são objetivas, primeira coluna de acordo com a segunda, Falso ou Verdadeiro etc., tirando, com isso, o questionamento crítico do aluno.
Portanto, deputado Bira do Pindaré, educação não se resume apenas no salário dos professores. Caso o senhor queira entrar na briga para transformar a educação brasileira de quantitativa para qualitativa, as primeiras providências seriam a formação continuada do professor, a adoção de uma linha pedagógica que tenha o conhecimento que numa sala de aula existe uma heterogeneidade, cuja aprendizagem é diferente de cada aluno. O professor tem que buscar a historicidade dos alunos. Saber aceitar o questionamento crítico e mudar por completo o tipo de avaliação empregada hoje no Brasil.
Dito isto, é fundamental deixar claro que os professores devem ser como os médicos. Um médico doente não pode operar; um professor sem capacidade não pode ensinar.
Bons processos de recrutamento profissional, formação adequada ao longo da carreira e a autonomia certa às escolas para que acompanhem de perto as suas equipas são o instrumento principal nesta estratégia para reduzir a margem de risco e aumentar as taxas de sucesso. Daqui resultará a valorização dos professores e o justo reconhecimento da carreira – o contrário do que acontece hoje.
Está também provado que equilibrar a oferta de professores à procura do mercado é outro passo neste processo de revalorização. Ser professor deve ser um privilégio para alguns, não uma infeliz alternativa para quem quiser. As crianças não têm culpa do bacanal que se vive nas escolas. Essa é a verdadeira orgia, cujos responsáveis são os governos que vieram depois do regime militar e dos professores, que estão longe de praticar em sua essência o ensino/aprendizagem.
Portanto, que se discuta a educação em sua essência e não através de sofismas e politicalhas…
Publicado em: Governo
ola,
venha ministrar uma aula aqui em Brejo, com turma de 65 alunos, sendo que a grande maioria reside na zona rural, totalmente desmotivados por inumeras razoes, sem qualquer fundamentação teorica, sobre qualquer assunto abordado. voçe, deveria utilizar mais a razão em deprimento das paixoes partidarias.
Estou buscando defender uma educação de qualidade, coisa que os “professores” acham que se resume em salário, quando na verdade não eram nem para ganhar isso, pois são os culpados diretos pela péssima aprendizagem oferecida aos alunos.
Entao, tu´que é sabidão, volta pra sala de aula
Outra, as escolas nem pincel pra riscar o quadro tem. Não tem data show e nem um outro recurso.
Os alunos vao é fumar dianba,no Gonçaves Dias e nada é feito.
Se os alunos vão fumar dianba é porque tu és um péssimo professor, daqueles que só sabe dizer a turma a livro na página tal e vamos ler. Procura entender mais de ensino/aprendizagem. Depois podemos debater sobre o assunto.
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gold coast seo
Caro jornalista é muito triste perceber que conhecimento na matéria em debate é muito fraca, sua colocação que o professor é o principal responsável pelo nível de educação dos alunos da rede publica é triste. O assunto é bem mais complexo, a instituição de ensino é arcaica o modelo de gestão à muito ultrapassado, vou lhe dar um exemplo:
– As grandes maiorias dos atuais gestores escolares já estão como gestores a mais de 15 anos, é um verdadeiro exercito a defender os interesses das gerencias e não do ensino/aprendizado, tratam o bem publico como privado, dificultando a adoção de praticas pedagógicas que venha alavancar aprendizado do aluno. A grande maioria trata os laboratórios de informáticas como se fossem de sua propriedade, vou ser bem mais claro. O meu colégio foi contemplado com um laboratório de informática em 2000 no total de 20 computadores, você sabe quantas aulas os alunos tiveram de informática com estes computadores, NENHUMA, a direção não entregava a chave para nenhum professor. Fiz um curso em 2008 para laboratorista de matemática, pois tínhamos recebido um laboratório, sabe quantas vezes eu abrir o laboratório NENHUMA
Como podemos observar jornalista o assunto é muito complexo eu poderia aqui dissertar sobre muitos outros problemas da educação todos relevantes no processo ensino/aprendizado mas no meu ponto de visto pessoal eu se fosse assessor da governadora a aconselharia de imediato a democratização da educação no nosso estado com eleições livres para gestores das unidades de ensino, somente assim teremos gestores comprometidos com o ensino no nosso estado.
Um forte abraço e estude mais as matérias antes de emitir raciocínios simplistas.
Teodosio, primeiramente, discuto educação por ser educador “Mestre em educação” e Especialização em Metodologia do Ensino Superior, além de graduado em Letras e Administração, com especialização em O&M e Logística. Portanto, meu caro, discuto educação dentro de sua essência e não dentro do senso comum. Tanto você quanto esses gestores ainda estão impregnados com o tecnicismo adotado pela Lei 5692/71. Tenho certeza que você é um daqueles professores que dão aulas expositivas e não dialogadas, que avalia através de provas objetivas, Falso ou Verdadeiro, Primeira coluna de acordo com a segunda coluna, que não tem uma linha pedagógica definida – não sei se tem conhecimento das existentes. Portanto, não fale do que você desconhece por completo. Quem tem que buscar a historicidade dos alunos é o professor, pois assim ele saberá buscar alternativas de aprendizagem que melhor se adéqua a cada aluno, visto que existe uma heterogeneidade existente em sala de aula, por isso o professor é o responsável direto pelo ensino/aprendizagem. Não fale besteiras, visto que os excelentes professores e comprometidos realmente com a educação, são aqueles que sabem buscar meios e alternativas didáticos para que haja realmente o aprendizado.
É deprimente teu raciocínio meu caro jornalista e digo mais é grosseiro nos teus comentários, não me conheces, tenho parra com meus alunos respeito. Minhas aulas se são expositivas é por que o estado não oferece condições e digo mais faço a você um convite para visitar minha escola a Unidade de Ensino Cesar Marques em Caxias, na sede no bairro Campo de Belém e depois emita o seu parecer o grande DOUTORRRRRRR sabe tudo.
Teodosio, sua revolta não leva a nada… simplesmente nada. Não sou doutor sabe tudo, porém conheço todos problemas da educação brasileira, que é igual em todas as localidades desse país. Uma coisa, sou grosseiro com quem é grosseiro. Quer discutir educação em sua essência? discutiremos!!! Agora se suas aulas são expositivas e não dialogadas, meu caro professor, a culpa é somente sua e não de nenhum governo, seja ele federal, estadual ou municipal, visto que para se dar uma aula onde os alunos tenham o direito de criticar e questionar está pautada na metodologia de ensino escolhida por você em sala de aula e não de nenhum governo.
O convite esta de pé caro jornalista e depois emita o seu parecer, é só o que tenho para te dizer.
OK. Quando eu for aí lhe procurarei.
Só mais uma pergunta este teu Hostilio tem alguma coisa a ver com a sua hostilidade para com os seu leitores.
O nome Hostilio Caio é conhecido na história de Roma, pois foi um dos reis romanos.
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Meu caro de nda adianta ter titulos e não ter pratica, vc ñ conhece o dia a dia da escola publica e fala com maestria sobre o assunto, pura teoria! Nós que estamos em sala de aula sabemos a real vida de um professor publico e mais uma fez digo, vc escreve, dita, fala, em favor do governo, ñ confunda politicagem, mais em todos os seus posts observa-se claramente a sua posição politica
Tenho e uso meus títulos em favor de uma educação de qualidade. Estive por muitos anos em sala de aula, além da minha família ser proprietária de escolas aqui em São Luís e em Brasília, onde faço palestras e participo ativamente na linha pedagógica adotada. Quanto a minha posição política… se resume a minha família.
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