Notícias

Publicado em   13/abr/2011
por  Caio Hostilio

Nota SES

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, determinou nesta terça-feira (12) a rescisão do contrato da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a empresa Iosa Indústria de Óleo e Sabão S/A, para o aluguel de imóvel onde estão armazenados equipamentos médicos e hospitalares destinados às UPAs e hospitais em construção no estado. O imóvel também serve de garagem para todos os carros que compõem a frota da SES.

Lideranças do Maranhão e Piauí visitam Sarney

Lideranças políticas do Maranhão e do Piauí e estiveram nessa tarde com o presidente José Sarney, em seu gabinete, para tratar de assuntos relativos a infraestrutra, como a conclusão de rodovias importantes para os estados. Presentes na audiência, acompanhados do senador Ciro Nogueira (PP-PI): o presidente da Assembléia do Maranhão, Arnaldo Melo; o presidente da Assembléia do Piauí, deputado Themístocles Filho; o ex-governador do Piauí, Guilherme Melo; e o deputado federal pelo Piauí, Marllos Sampaio.

Escolas estaduais voltam à normalidade

Atendendo ao apelo feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a ilegalidade da greve, a maioria dos professores retornou às salas de aula, nesta terça-feira (12). Com essa atitude, milhares de alunos estão tendo o calendário escolar reiniciado, cessando os prejuízos já causados aos estudantes maranhenses pela greve.

Nota da Seduc

 A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esclarece que não houve nenhuma orientação às Unidades Regionais de Educação (UREs) para proceder exoneração de professores. Em relação à URE Barra do Corda, a Seduc informa que houve um equívoco por parte do gestor da Unidade e que o ato já  foi revogado.

Sedel lança os JEMs 2011

A 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2011) foi lançada, na tarde desta terça-feira (12), pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na presença de desportistas, diretores de escolas, pessoas ligadas ao esporte e de estudantes-atletas. Em 2011, são muitas as novidades em função da nova metodologia criada para o certame. A ideia, segundo o secretário Joaquim Haickel, é que mais escolas participem principalmente as instituições do interior do Maranhão. Os jogos serão disputados em quatro fases nas modalidades coletivas (metropolitana e municipal; inter-regional e estadual) e individuais (municipal e estadual). Os campeonatos de cada município se classificam para a última fase dos jogos. A fase decisiva das modalidades coletivas e individuais ocorrerá em dois períodos. “O que nós queremos é aumentar a base de participação dos estudantes nos jogos. Já temos quase 200 escolas de outros municípios inscritas e acreditamos que o número de estudantes participantes seja entre 25 a 30 mil. Faremos um grande JEMs para a classe estudantil”, disse Joaquim Haickel.

PF prende duas pessoas por tráfico de cocaína em Caxias/Ma

A Polícia Federal da cidade de Caxias/MA prendeu duas pessoas e apreendeu cerca de um quilo e meio de cocaína, um revólver, um veículo, uma moto e cerca de 460 reais, na noite de ontem 11 de abril. A ação deu-se a partir de uma denúncia anônima, recebida na mesma noite, dando conta de que um carro de cor vermelha tipo CROSSFOX, com placas da cidade Brasília/DF,  levaria droga da cidade de Caxias para Coelho Neto/MA. Após a busca no veículo, a equipe deslocou-se até a residência da condutora do veículo onde foram apreendidos mais 680 gramas de  cocaína e um revólver calibre 38. Foram presos a condutora do veículo I. A. S. e o passageiro  R. M. S. Eles foram conduzidos para a Central de Custódia de Presos de Justiça da cidadede Caxias/Ma, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Comitê Estadual de Saúde planeja ações no Maranhão‏

Os membros do Comitê Executivo Estadual no âmbito do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reuniram na manhã desta terça-feira, 12, com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Jamil Gedeon, a vice-presidente Cleonice Freire e o corregedor geral de Justiça Guerreiro Júnior. Durante a reunião os membros do Comitê, formado por juízes das esferas Federal e Estadual, Ministério Público e Defensoria Estadual e médicos da rede estadual, repassaram aos representantes do Judiciário maranhense que a criação dos comitês estaduais pelo CNJ tem o objetivo de efetivar o direito do cidadão à saúde e o dever do Estado de garantir esse acesso. Na ocasião foram destacadas algumas demandas que chegam ao Judiciário, como a falta de UTIs nos hospitais públicos, a garantia na distribuição de medicamentos e leites especiais entre outros procedimentos médicos. A SES foi representada pelo médico Egídio Ribeiro. Ele destacou como um dos grandes desafios a definição da responsabilidade nas esferas municipal, estadual e federal e a adequação do SUS à incorporação das novas tecnologias.

 Edivaldo Holanda Júnior quer redução do prazo de conclusão das Obras e um Novo Aeroporto para São Luís

Além de denunciar na tribuna da câmara federal o vexame que passa a população maranhense diante da reforma que a Infraero realiza no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior também participou nesta terça-feira da reunião com o Presidente da Infraero Dr. Antônio Gustavo Matos do Vale para cobrar soluções. Durante a reunião, o Presidente da Infraero destacou a situação atual e os pontos que estão recebendo reforma e ampliação, apresentando o novo cenário previsto para o Aeroporto Internacional da cidade de São Luís. Para o membro da comissão de viação e transportes da câmara federal Edivaldo Holanda Júnior um dos fatores mais importantes para o estado do Maranhão é a elaboração de um projeto técnico para construção de um novo Aeroporto e neste momento a redução do prazo de 150 dias para a conclusão das obras, que certamente minimizará o desconforto de milhares de passageiros que circulam naquele terminal.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Notícias

  1. Gáudio disse:

    nda voltou ao normal, o Liceu que a midia diz que voltou normal só está com 13 profesores do turno matutino trabalhando!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos