Foi-se o tempo em que me conformava com a visão maniqueísta da realidade e das coisas. Ver o mundo, simplificadamente , por pares binários contraditórios como: bem x mal, branco x preto, rico x pobre, vencedor x perdedor, dava-me um certo conforto, mas deixava uma sensação de incompletude.
Não é de hoje que tudo se me apresenta como sempre foi – prenhe de complexidade, desde um simples piscar de olho, até um certame eleitoral disputadíssimo como foi o do SINTRAP neste ano de 2011.
Durante todo o certame em tela, conversei com representantes das quatro (4) chapas e, após o resultado eleitoral, voltei a ouvi-los. Considerei, também, as visões de Jotônio Viana, Caxias em off, 31.03 e 01.04.11; de Gilvaldo Quinzeiro, No divã das palavras, 04.04.11; e, da Chapa 01, no panfleto Mantida a independência dos trabalhadores, 04.04.11.
Cada uma das três visões representa uma faceta da verdade cuja totalidade parece debochar de todos nós com o seu “ar” caleidoscópico. O que faço aqui, assim, é propor mais um aspecto das verdades possíveis sobre aquela eleição. Para isto, utilizo a noção de imaginário, como um construto histórico-cultural que se relaciona a um grupo social (ou classe) e se mantêm hegemônico durante um certo tempo na sociedade.
Com base nessa noção, nenhuma das quatro (4) chapas venceu ou perdeu a eleição. Venceram todos os servidores públicos do município, vez que considero estar toda a categoria imersa num imaginário que chamo de anti-prefeito. Esse imaginário anti-prefeito é fenômeno social, antropológico e histórico que em Caxias-MA., organiza-se e emerge nos últimos dezoito (18) anos (a partir de 1993). Resulta da confluência e imbricamento de múltiplos fatores. Destes, dou visibilidade e me interessam agora, o recrudescimento do interesse dos prefeitos do período pelo manuseio de recursos públicos crescentes, que resultou em uso de força , nas suas várias modalidades; e, a elevação da consciência classista dos servidores públicos, demonstrada pelo fortalecimento do seu órgão sindical e de sua resistência política contra os desmandos desses prefeitos.
Esse imaginário anti-prefeito, que tem movido a categoria dos servidores públicos caxienses, tem gradações motivacionais. Uma parte dos líderes dessa categoria, que é constituída majoritariamente por educadores, comportou-se como se sofresse a “culpa” pelos desdobramentos do governo do prefeito eleito (e reeleito), vez que para muitos observadores políticos, essas lideranças contribuíram decisivamente para a (s) eleição (ões) daquele. Algo que se assemelha a “culpa” dos judeus que se omitiram ou colaboraram com Adolf Hitler, analisada por Karl Jaspers (1946). Houve, também, uns poucos cujos motivos ainda não estão bem claros.
Esse sentimento de “culpa”, por um processo catártico (purificação), foi mais visível em um ou dois líderes, que precisaram combater veementemente o “monstro” que ajudaram a criar. Para esses poucos líderes, especificamente, vencer a eleição onde viram as outras chapas como “a serviço do prefeito”, teve significado duplo: continuar no poder do órgão sindical(imunidade) e expiar seus próprios complexos.
À chapa 01, que obteve a maioria dos votos, declarada “vencedora”, cabe a missão de entender bem a História e os meandros desse imaginário que orienta prevenir-se das opressões do poder, seja na sua forma de violência física direta, seja na modalidade de concessões de privilégios, perdões de ações, acordos ou benefícios pessoais comprometedores do “contrato” eleitoral assumido com a vitória.
A nossa categoria de servidores públicos municipal fez, claramente, “opção pela luta”.
À esta, então!
Por: Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.
Publicado em: Governo
O Sistema prisional do Estado ganhou duas ambulâncias, resultado de parceria entre governo do estado e federal. As unidades móveis de saude foram entregues na última quarta-feira na Penitenciária feminina de Pedrinhas. Se vc sabe blogueiro o MA dispoe de 19 milhões p construções de 2 novos presídios, em Pinheiro e Bacabal.
ESSES SÃO FATOS QUE O POVO TEM QUE SABER…POR ISSO SÃO NOTÍCIAS ATUAIS… PARABÉNS AO GOVERNO DO ESTADO.
If you could e-mail me with a few suggestions on just how you made your blog look this excellent, I would be grateful.
Valuable info. Lucky me I found your site by accident, I bookmarked it.
Great site. A lot of useful information here. I’m sending it to some friends!
Couldnt agree more with that, very attractive article
Great site. A lot of useful information here. I’m sending it to some friends!
Hi there, I found your blog via Google while searching for a related topic, your site came up, it looks good.