A culpa é só dos políticos?

Publicado em   20/abr/2011
por  Caio Hostilio

Diante dos fatos que vivenciamos todos os dias, seja por quem quer que seja: empresário, político, médio, professor, engenheiro, pedreiro, padeiro, motorista… etc. etc. etc., e perguntássemos  qual a definição para ser um verdadeiro ser humano, muitos diriam: “O verdadeiro cidadão deve ser fiel ao seu semelhante, às suas idéias, ser honesto, honrado e ético, não se deixando dobrar pelas tentações ilícitas e de falsidades.

Na verdade, apenas os políticos levam a fama de agir contrário a tudo isso citado acima e é cobrado ferozmente, pois é a classe cobrada diuturnamente e a única que deve estar sempre atenta, principalmente sobre a definição nobre do termo política: ‘a arte de bem governar os povos’, visto que é a classe que mais tem definições pejorativas para classificá-lo: esperteza, astúcia, ardil, artifício, politicagem… Enquanto que os outros seguimentos não sofrem com essas definições pejorativas, mesmo agindo da mesma forma. Quanta hipocrisia.

É interessante vermos que somos defensores ferrenhos de valores éticos e morais. E, aqui eu pergunto: quais valores seriam estes? Pois, Queremos acabar com a fome no mundo, mas, na maioria dos dias e principalmente em dias festivos, esbanjamos tantas guloseimas, que a sobra acaba sendo jogada fora, e esquecemos que poderíamos enviar para um asilo, um lar de criança, ou até uma família que esta faminta, mesmo sendo uma medida paliativa.

Saímos a rua para pregar a paz entre as nações, mas não conseguimos fazê-la dentro de nosso próprio lar. Criticamos determinadas ações e atitudes dos governantes e de algumas pessoas, mas, não movemos uma palha para ajudar, e nos esbaldamos em criticá-los veementemente, pois é preferível ser estilingue. Queremos políticos honestos, porém muitas vezes corrompemos os agentes da administração para que a lei não seja aplicada em nosso desfavor. Exigimos saúde, mas, quando somos chamados a ajudar a prevenir determinadas doenças, nem sempre fazemos a parte que nos cabe. Exigimos uma boa educação e um povo educado, mas: a) em uma via publica damos preferência de passagem ao veiculo e não para o pedestre, e b) quando nossos filhos foram reprovados, buscamos a lei ou outros meios talvez não tão adequados para a aprovação.

Em tese seriam estes os valores que disfarçadamente a sociedade aprova?: O valor que nós damos ao faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço?” O valor que depositamos nos nossos desejos pessoais e nas nossas vontades de uma maneira tão absoluta e absurda que, simplesmente, esquecemos que não vivemos sozinhos “nesse mundão de meu Deus?” O valor que damos ao famoso jeitinho brasileiro que, não custa lembrar, só virou instituição nacional porque nós lhe damos vida com as nossas atitudes?. Sim, porque se formos honestos e verdadeiros com nós mesmos, somos obrigados a admitir que, no geral, esses são os nossos valores porque é assim que nós somos e é assim que nós fazemos, com raríssimas exceções. Os valores que almejamos como ideais, infelizmente, só existem no mundo das nossas idéias e/ ou como metas a serem atingidas pelos outros e não por nós.

Na verdade, não sabemos exercer nada daquilo que está no primeiro parágrafo, visto que é da natureza humana querer dominar e não se deixar dominar. Querer sempre ser o mais forte, o mais esperto, o mais inteligente, o mais ético, o moralista etc., quando a história mostra sempre o contrário, ou seja, tudo não passa de uma grande hipocrisia.

Uma coisa é certa, reclamar da situação a maioria dos seguimentos profissionais é mestra, agora, o que você que esta lendo este artigo, já fez para mudar o problema que afeta diretamente sua vida em todos os aspectos? Provavelmente nada, não é? Então, boa parte dos problemas da humanidade somos nós!!!

  Publicado em: Governo

5 comentários para A culpa é só dos políticos?

  1. Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!

  2. Sunni Ege disse:

    Finally, an issue that I am passionate about. I have looked for information of this caliber for the last several hours. Your site is greatly appreciated.

  3. Tonia Reddy disse:

    Wow this is a great resource.. I’m enjoying it.. good article

  4. Ula Wengren disse:

    Couldnt agree more with that, very attractive article

  5. Hi there, I found your blog via Google while searching for a related topic, your site came up, it looks good.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos