Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
Mas sempre fica uma pergunta, que muitos trabalhadores brasileiros desconhecem: Dentre os presidentes da República do Brasil, quais foram os que criaram as leis que beneficiaram e beneficiam até hoje os trabalhadores brasileiros?
De acordo com a história, Getúlio Vargas foi o presidente que criou a CLT (consolidação das Leis do Trabalho), garantindo vários direitos aos trabalhadores. Criou ainda, a Justiça do Trabalho, a Carteira de Trabalho, o salário mínimo, o descanso semanal remunerado, a jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino e o de menores de idade.
Castelo Branco, por sua vez, criou o Banco Nacional da Habitação, que facilitou ao trabalhador adquirir sua casa própria com maior facilidade e em condições de pagamento. Criou o INPS – Instituto Nacional da Previdência Social, que garantiu a aposentadoria dos trabalhadores e o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
José Sarney resgatou e garantiu o direito de greve e a liberdade sindical, ampliando, com isso, os direitos trabalhistas. Criou o salário desemprego, dando tranqüilidade ao trabalhador em buscar novo emprego.
Que os trabalhadores saibam agradecer aqueles que realmente fizeram pelos trabalhadores brasileiros.
Publicado em: Governo