“A corrupção no sistema prisional estadual está tão latente que exige intervenção urgente da governadora”, afirmou o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Luciano Losekan, na sexta-feira última, 29, em Timon, ao falar sobre conclusões do III Mutirão Carcerário do Estado durante a instalação da Vara de Execuções da comarca. “Devido ao trabalho do Judiciário houve avanços na área da execução penal”, reconheceu. O relatório final da ação será divulgado no site do CNJ.
Segundo Losekan, o sistema penitenciário atual do país é resultado da omissão dos poderes públicos. Sem mudanças e investimentos no sistema prisional os cidadãos estarão cada vez mais atrás encarcerados, e os bandidos a cada dia mais soltos. “O governante que não atentar para isso está negligenciando a aplicação dos dinheiros públicos”, disse ao presidente do Tribunal de Justiça Jamil Gedeon, ao corregedor Antonio Guerreiro Júnior, juízes e autoridades.
Para o juiz do CNJ não existe no Brasil sistema prisional eficiente, contudo é determinante que os estados invistam na recuperação de presos. “No Maranhão, 90% da população carcerária representam presos provisórios – um índice superlativo no cenário nacional”, informou.
Guerreiro Júnior disse a Losekan que ele e o presidente Jamil Gedeon empreendem gestão compartilhada, voltada a fortalecer a magistratura de 1º grau, e citou como exemplos próximos a Vara de Execuções, o projeto “Pauta Zero” que durante a semana saneou mais de 4.000 processos da 6ª Vara e do Juizado Especial de Timon, e o segundo ciclo de inspeções que faz a todas as comarcas.
O corregedor alertou o representante do CNJ quanto ao repasse aos Judiciários estaduais de competências fora do seu eixo de trabalho – com o que Losekan aquiesceu – e fez referência à falta de estrutura para lidar com questões graves, entre eles a falta de um manicômio judiciário e o cadastro incompleto de presos no estado, problema que levou a conhecimento da governadora Roseana Sarney.
Continuidade ao planejamento estratégico no Judiciário maranhense, a gestão em parceria com o corregedor, o elenco de obras de construção e reforma de fóruns e o fortalecimento do 1º grau – “onde se concentram 90% das demandas judiciárias”, enfatizou – foram destaques no pronunciamento do presidente do TJMA
Calculadoras
Nos dias 10 de maio e 5 de junho o CNJ vai disponibilizar calculadoras de pena e de precisão, para que juízes de todo o pais acompanhem o início, a progressão e o tempo restante da pena de cada detento, anunciou em primeira mão Luciano Losekan em Timon. Os programas devem ser baixados do site do Conselho (www.cnj.jus.br).
O juiz do CNJ informou que devido a problemas de restrição orçamentária não haverá dinheiro este ano para a transferência de presos de um estado para outro. “O juiz que pedir não será atendido”, adiantou.
Publicado em: Governo
Realmente todo Florminense, não tem resposta…vc foi o 10º a não saber responder sobre a vergonha do tapetão…Vasco, Botafogo desceram, mais tiveram ascensão, mais o Florminense não tem méritos de está na série A…tudo bem foi campeão ano passado..mereceu, mais não justifica…ele jamais estaria de volta a série A…agradeça aos cartolas corruptos………..rsrs…Sobre as notícias sobre a Prefeitura….falaram na Prefeitura de SL…que vc é aspone de Ricardo Murad e não tem credibilidade, em receber e-mails…disseram que vc só sabe criticar…então não dão bola a vc….Mais respondir que leio sempre seu blogue…mais disseram que vc só atende favores de Ricardo….essa Silvia……….essa Silvia……..
Não vou nem dormir de tanta preocupação… Caso seja assim, que não liguem para as detonações, como você. Por outro lado, não acredito que a Silva Teresa tenha dito isso, pois a conheço como profissional e sei que ela não usa da hipocrisia e da safadeza.
Piada que circula nas redes sociais do Estado depois da morte do líder da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden: “O Corpo de Osama está igual aos 72 Hospitais prometidos pela governadora Roseana Sarney: até agora ninguém viu”. Outra: “Os Estados Unidos mataram o Osama e a Roseana não entregou os 72 hospitais”. Quanta criatividade.
CALMA CAIO NÃO VAI BLEFAR, POR CAUSA DISSO
Os hospitais estão todos aí, basta você ir “in loco” ver, caso contrário tu vás continuar caindo nos factóides criada pela hipocrisia. Bin Land não foi mostrado assim como a canalhice da oposição não mostra as fotos dos terrenos sem a construção dos hospitais.
SÓ FALTA AGORA DIZER QUE É O FLÁVIO DINO OU PC DO B…VC NÃO TEM QUEM CRITICAR, INVENTA…FALA FALA…MAIS NÃO TEM PROVA QUE É O DINO-SSAURO…VEJA AÍ MAIS UMA GREVE, COMO JÁ DISSE, ESSE GOVERNO VAI SER O MELHOR DA VIDA DELA E NÃO PARA OS MARANHENSES.
“PM inicia ‘greve branca’ para reivindicar melhorias ao governo Roseana. Delegados também farão paralisação”
Você está estadualizando, quando todos sabem que o problema é sério em todo o Brasil. Uma preocupação que não pode ser usada para politicalhas e politiquices.
Em seu programa de rádio veiculado no dia do trabalhador a governadora Roseana Sarney fez um pronunciamento com as velhas promessas de desenvolvimento e progresso para o Maranhão: “O futuro já é presente no Maranhão”. Quem escutou a mensagem radiofônica de Roseana pode ver a mesma cantilena do período eleitoral, os 200 mil empregos, os 72 hospitais, implantação do pólo siderúrgico, descoberta do gás, petróleo, etc e etc. Após quatro meses de desgoverno será preciso bem mais do que um bom marqueteiro para esconder o caos que se encontra o Estado.
Todas estão em andamento, basta você ir ver “in loco” e não ficar no senso comum, no que fulano falou etc.
quem dera que a corrupção estivesse restrita apenas ao sistema prisional do estado, o que se percebe é que a corrupção é um fenômeno endêmico do governo roseana sarney.
Carlos, o teu problema é seguir as hipocrisias politiqueiras dessa oposição que ficou sete anos e apenas surrupiaram todo o dinheiro do contribuinte.