Afinal, quando é que vão acabar a farra com os recursos da educação?

Publicado em   09/maio/2011
por  Caio Hostilio

Ontem (08), mais uma vez o Programa Fantástico, da rede Globo, trouxe a farra e o descaso com a merenda escolar, isso em todo o Brasil. Para qualquer cidadão de bom senso e cumpridor de suas obrigações, principalmente educadores, não agüentam mais tanta falta de fiscalização do dinheiro do contribuinte. Simplesmente as verbas adicionais para a educação viraram, na verdade, um prato cheiro para os mafiosos, seja no campo político e empresarial.

Para essa gente, o desvio desse dinheiro não comprometerá a qualidade da educação. Quanta imbecilidade!!! O corpo discente tem que está bem alimentado para que possa ter condições de aprendizagem. Tem que ter o dinheiro direto na escola para as melhorias de infraestrutura e tem que ter o transporte, pois assim não haverá tanta evasão, como acontecem todos os anos.  

É inconcebível que a CGU, TCE e a Polícia Federal não dêem um basta nisso. Enquanto não passarem para a população, de forma didática, como de fato funcionam os programas governamentais e os ditames das leis que regulamentam os serviços públicos nesse país, como já cansei de dizer, a corrupção e a impunidade continuarão dando as cartas. Caso o povo conhecesse todos esses programas e o funcionamento do serviço público em sua essência, com certeza a fiscalização seria maior e os Ministérios Públicos deixariam de ser obsoletos por falta de denúncias.

Foi criado o Programa Formação Pela Escola, que tem como finalidade formar agentes e parceiros envolvidos com a execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais, financiados pelo FNDE.

Contudo, esse Programa não vem surtindo o efeito desejado, visto que os programas de reforço ao Fudeb, para que haja maior ênfase na educação de qualidade, continuam sendo desviados, como bem mostrou o Fantástico. Programas com Dinheiro Direto na Escola(PDDE); de Transporte Escolar (PNTE e Caminho da Escola); do Livro Didático (PNLD, PNLEM, PNBE E PNLA); e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), continuam como o foco do desvio do dinheiro da educação. Os órgãos fiscalizadores continuam mais preocupados em fiscalizar o FUNDEB, mesmo esses outros programas fazerem parte das prestações de Contas.

Outro fator que deixa a corrupção correr solta é a Controladoria Geral da União (CGU) fazer sorteios de municípios que devem ser fiscalizados. Ora bolas!!! Para quem tem noções em estatística e auditagem, sabe que 30 ou 50 municípios fiscalizados por sorteio não dará a dimensão correta do desvio do dinheiro público. Por outro lado, os municípios mais corruptos são os mais sortudos, pois em todos os sorteios, sempre ficam de fora.

Com isso, esta situação não pode mais continuar. Não se pode mais conceber os argumentos canalhas desses gestores e empresários quando são pegos pela Polícia Federal. Essa farra não pode mais continuar nesse país. Portanto, que o governo federal tome as medidas cabíveis, ou seja, melhore o controle dessas verbas “in loco”, criando fluxos de fiscalizações mais sérias e não por sorteio como é feito hoje. É evidente que no Brasil existe urgentemente de uma fiscalização mais rigorosa do dinheiro público. Para isso é preciso investir num maior controle das verbas públicas, através de uma fiscalização ampla e eficaz.

Não tem como esperar somente que a imprensa faça esse papel!!!

  Publicado em: Governo

6 comentários para Afinal, quando é que vão acabar a farra com os recursos da educação?

  1. Marcelo Ricardo disse:

    CARO PROF. CAIO,
    DEVIDO A BURRAQUEIRA DA CIDADE E A GRANDE ARRECARDAÇÃO DA FAIXA AZUL PEDERIA POR GENTILEZA, QUE FAÇA UMA MATÉRIA SOBRE O IPVA E FAIXA AZUL:
    -QUANTO O MUNICIPIO ARRECARDA?
    -PARA QUE SERVE?
    -ONDE DEVE SER EMPREGADO?
    -A FAIXA AZUL NÃO É COBRANÇA INDEVIDA, POIS O IPVA NOS DÁ O DIREITO DE TRANSITAR NAS RUAS?
    -SE MEU CARRO FOR ROUBADO NA FAIXA AZUL, TEM SEGURO?
    -PRA ONDE VAI O DINHEIRO DA DO IPVA E DA FAIXA AZUL?
    ETC….

    • admin disse:

      Seus questionamentos são de grande valia – Marcelo, você está certo em buscar essas informações, pois se todos os brasileiros procurassem saber quais são os ditames do serviço público, com certeza não teriamos tantas ilicitudes e irregularidades, pois saberiamos cobrar corretamente de nossos representantes, que usam apenas suas posições para a hipocrisia politiqueira. Vou buscar e fazer o que você pede.

  2. joão lisboa disse:

    sendo de dominio público o conhecimento das causas e efeitos advindos da inconcebivel falta de qualidade no Ensino Infantil, Fundamental e Médio, não custa destacar o fortalecimento dessa situação de um lado pela politicagem do sindicato dos trabalhadores da educação/ma, do outro pelo interesse de um grupo politiqueiro em manter no estado do maranhão um mandonismo politico, atraves do modo como a decadas vem sendo eleitoreirament gestado o milionario gestor da educação/ma

    • admin disse:

      Essa situação não é só do Maranhão, mas sim de todo o país. A culpa é da falta de fiscalização adequada e, principalmente, das modificações que devem ser feitas sobre a educação, pois jogar o pilar educacional (ensino infantil “Alfabetização” e o fundamental) nas costas das prefeituras é no mínimo falta de responsabilidade com a educação no Brasil.

  3. Antonio Lima disse:

    A justiça só trabalha fazendo mutirão, os órgãos de controle só fiscalizam por amostragem, a população desinformada não sabe lutar pelos seus direitos e muito menos sabe que pode fiscalizar, diante a todo esse descaso dos fiscalizadores, os gestores ficam à vontade para fazerem o que bem entendem, pois sabem que nadas lhes acontece, e quando alguém é apanhado a justiça, que é cega nunca cumpre com o seu papel.
    Os problemas que assolam a vida do povo brasileiro é a corrupção reinante em todos os setores, a indiferença das autoridades e a certeza da impunidade, pois se houvesse punição exemplar muitas dessas coisas vergonhosas não existiriam mais entre nós.
    Causa espanto e indignação o pouco caso das autoridades no trato com as questões do interesse coletivo. Esse caso de dinheiro público ser desviado é um caso de polícia que a sociedade precisa cobrar das autoridades providências urgentes, sob pena de comprometermos o futuro da Nação.
    Professor, eu concordo plenamente com o seu posicionamento e fico aliviado em saber que existem pessoas, que como eu se indigna com todos esses descasos das autoridades.

    • admin disse:

      Antonio, o que dar mais força a corrupção é exatamente por causa da impunidade. A impunidade estimula muito a continuação dos atos ilicitos e irregulares.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos