Um dos maiores atrativos turísticos de São Luís, o Centro Histórico, rico em diversos estilos histórico, com casarios, palacetes, palácios, praças, igrejas, sobrados, fontes, ruas etc. vem perdendo seu romantismo e atrativo que possa fazer o turista retornar e indicar a cidade para amigos e parentes.
O descaso público com essa cidade que é patrimônio Histórico da Humanidade é um desrespeito tremendo a história da única cidade não lusitana brasileira.
Praças que dantes eram prazerosas estão descuidadas, sem nenhum tipo de manutenção. Casarões em ruínas, ruas mal cuidadas, iluminação péssima. Quanto descuido!!! Será possível que o poder público não ver que estão transformando o maior tesouro de São Luís em ruínas? Que prezar terá um visitante nos 400 anos de São Luís, ao ver a falta de cuidado com um patrimônio que é da humanidade?
É triste ver isso acontecer, ainda mais para quem ama as artes. Quantas pessoas não leram “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello, e não quiseram fazer os trajetos de Damião!!! Será que terão prazer em descer a Rua do Sol, a Rua da Paz, a Rua do Passeio?
Quem ama a sua terra de fato a preserva e faz de tudo para que ela esteja sempre no topo. Talvez São Luís não tenha sido amada pelos seus últimos governantes, que não eram ludovicenses!!! É preciso amar a cidade, ter carinho por ela, admirar sua beleza e preservar sua riqueza maior, que em nosso caso é o Centro Histórico.
Admirei o desembargador Jamil Gedeon, pois num bate-papo amistoso lhe perguntei se o Tribunal de Justiça poderia sair daquele prédio na Praça Dom Pedro II e ir para um mais moderno. O desembargador não titubeou em responder que jamais, pois é preciso preservar as instituições no Centro Histórico e assim dar-lhe vida.
Peço encarecidamente aos poderes constituídos que não deixem acabar com a coisa que há de mais “belo” em São Luís, o seu Centro Histórico.
Que a Câmara Municipal de Vereadores, a Assembléia Legislativa, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e, principalmente, os governos municipal e estadual se unam em prol do Centro Histórico.
Já ouvi diversos turistas reclamando da falta de cuidado, da limpeza, de banheiros públicos, das jardinagens das praças… Isso dói, machuca, desanima, constrange… São Luís vai fazer 400 anos e merecia ganhar de presente uma roupagem nova em seu Centro Histórico, pois ali estão guardadas as maravilhas, angustias, alegrias, riquezas, pobreza, amores, desamores daqueles que realmente construíram essa cidade.
Não esqueço, quando vinha em férias a São Luís e meu pai dizia: “Hoje nós vamos provar uma das delicias de minha terra”… Era a raspadinha, o suco de coco no Mercado Central, a juçara no Mercado da Praia Grande, o sorvete de coco… Quanta saudade… Eu contava os dias, os meses e até os anos para que retornasse a São Luís para provar as delicias e a cultura de um povo, que se apagou com o tempo.
Senhores gestores, São Luís merece ser bem cuidada, ser amada, respeitada como patrimônio histórico da humanidade. Resgatem esses costumes culturais do povo… Que delicia era tomar uma raspadinha num dia de calor. São essas pequenas coisas que enriquecem o ambiente e o torna prazeroso, como em Salvador, onde as baianas não deixam de vender seus acarajés.
Amem São Luís… Ela necessita de amor… Não deixem ficar mais triste do que já está!!!
Publicado em: Governo
Assistimos passivamente todo aquele Patrimônio se deteriorar sem que as autoridades tomem as devidas providências para sua conservação. A título de sugestão, eu gostaria que algum vereador, deputado ou algo que o valha apresentasse um projeto, que modifique a lei que garante isenção do IPTU para os proprietários de prédios daquela área, que não cuidam da conservação dos seus imóveis.
A isenção deve ser um instrumento que incentive a conservação do acerco arquitetônico e não um prêmio ao descaso com a nossa memória. O cidadão que tiver um prédio dentro das especificações de conservação deve receber do poder público o benefício da isenção, que dependendo do estado de conservação poderá ser a isenção total do IPTU, caso contrário, e dependendo do estado de depredação do imóvel o imposto deve até ser majorado para coibir essa prática nefasta que é o abandono desses imóveis pelos proprietários.
Imagino que uma medida como essa seria de grande valia, pois em certos casos até facilitaria a recuperação desses imóveis pelo poder público, abatendo destes, os impostos quando da desapropriação ou retomada pelo poder público.
Essa é uma das alternativas, mas precisa maior maior pela cidade de todos os ludovicenses e do poder público.
Super informative wiitrng; keep it up.
Ecnooimes are in dire straits, but I can count on this!
Your wesbite has to be the electronic Swiss army knife for this topic.
Posts like this brighten up my day. Thanks for tikang the time.
Hey, kliler job on that one you guys!
Wow I must cnofses you make some very trenchant points.
Real brain power on dislapy. Thanks for that answer!
You know what, I’m very much icnlnied to agree.
This site is like a classroom, ecexpt I don’t hate it. lol
Play infromtaive for me, Mr. internet writer.
That addresses seevral of my concerns actually.
J7yQfZ kwotknwbldru
pA7Bmr , [url=http://menzufvupvvx.com/]menzufvupvvx[/url], [link=http://ahwzlvakyytx.com/]ahwzlvakyytx[/link], http://enaqrktnhxup.com/
[…] a oportunidade de bater um papo com o prefeito Castelo sobre o post “Que pena!!! São Luís vem perdendo seu atrativo turístico!!!”, cujo objetivo foi mostrar o abandono da cidade de São Luís, que é considerada por muitos […]
[…] futuro prefeito, no dia 28 de maio de 2011, postei aqui nesse blog o artigo “Que pena!!! São Luís vem perdendo seu atrativo turístico!!!”. Pensei que ao menos recuperariam as […]