Diante do resultado do exame da OAB, vale questionar:
A culpa é da instituição? O currículo não corresponde com a realidade? O corpo docente não presta a atenção nas aulas? Esse pode ser um primeiro sinal, visto que para se ter retenção é preciso estímulos pedagógicos!!! Seria a culpa do corpo docente? Em grande parte sim!!!
Na verdade, a culpa é do Ministério da Educação, das Instituições de Ensino e, principalmente, do corpo docente.
Está na hora do Ministério Público exigir que para dar aula é preciso que o professor tenha no mínimo licenciatura e os bacharelados façam a pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior.
Por outro lado, as instituições para de achar que um magistrado, um diretor de hospital e etc. têm capacidade didática para ministrar aulas. Isso simplesmente não existe, haja vista que esses cidadãos possuem conhecimentos para eles e não sabem quais metodologias didáticas devem ser empregadas para que realmente exista o ensino/aprendizagem.
Os cursos de Direito, Engenharia, Arquitetura, Medicina, Odontologia, são os que possuem o maior número de professores leigos, pois desconhecem tudo relacionado aos métodos pedagógicos, com isso o resultado está aí.
Não se pode confundir conhecimento pessoal com a transmissão dentro dos parâmetros educacionais que necessitam o corpo discente para aprender.
Que essa visão de epistêmico acabe de vez nesses cursos que bacharéis são considerados doutores sem ser e que se acham transmissores do conhecimento, quando, na verdade, sabem apenas para eles mesmos…
Pobre ensino superior!!!
Publicado em: Governo
Segue a reportagem do protesto dos estudantes de medicina da UEMA em Caxias
http://www.portaldomaranhao.com/Noticias/10070/-Academicos-de-Medicina-da-UEMA-protestam-pelo-funcionamento-de-Hospital-Universitario
Terça-Feira, 27 de Setembro de 2011 às 17h28
Acadêmicos de Medicina da UEMA protestam pelo funcionamento de Hospital Universitário
Enquanto o Hospital Universitário de Caxias não é concluído, os estudantes utilizam os ambulatórios médicos dos hospitais do município e da rede particular conveniados com o SUS.
Cerca de 100 estudantes tomaram as ruas da cidade para pedir o funcionamento do Hospital Universitário de Caxias. Há 8 anos o prédio em ruinas foi vendido para o governo do estado na gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares. O prédio onde funcionava um hospital particular de propriedade do prefeito Humberto Coutinho e sua família foi vendido por cerca de 4 milhões de reais.
A promessa é de que no local funcionaria a parte ambulatorial do Hospital Universitário onde a população poderia buscar atendimento gratuito. Até agora nada funcionou. Enquanto o Hospital Universitário de Caxias não é concluído, os estudantes utilizam os ambulatórios médicos dos hospitais do município e da rede particular conveniados com o SUS, como o do prefeito, por exemplo. De acordo com o Ministério Público, o prefeito não pode contratar os serviços de um hospital do qual é sócio, pois fere o princípio da moralidade administrativa, já que favorece diretamente a ele.
Outra reivindicação dos universitários é com relação a novas contratações de professores. Segundo eles o quadro atual é insufiente o que acaba sobrecarregando os docentes e comprometendo o rendimento dos alunos.
Confira na reportagem de José Carlos e Edmilson Gomes.
Fica aqui registrado.
Sabe quanto é o salário de um professor com dedicação exclusiva em qualquer instituição de ensino superior no nosso País?
Confesso que desconheço esse valor, mais certamente qualquer servidor de cafezinho do Congresso ganha muito mais.
O maior problema da nossa educação passa exatamente por essa inversão de valores e da aceitação cega de que para ser professor precisa ter licenciatura e todo esse escambau que os teórico de plantão empurram goela a dentro e o políticos aceitam e colocam em prática sem questionamento. Somado a tudo isso ainda temos aqueles que acreditam que se o aluno não se esforça para aprender a culpa é do professor que não soube criar as condições para motivar alguém que não quer nada com vida a aprender algo. Na cabeça de muito o aprendizado deve ser agradável, prazeroso e sem nenhum sacrifício, pois quem deve se esforçar para que o aluno desleixado aprenda é o professor, este sim é o grande culpado pelo fracasso da nossa falida educação.
Na minha modéstia opinião não vamos passar dessa situação vexatória nunca, até quando prevalecer essa mentalidade e essa falta de valorização dos nossos mestres.
Estudar é algo que exige esforço, dedicação, determinação e muito sacrifício por parte daqueles que buscam uma boa formação o que só é possível onde o mérito daqueles que se destacaram seja reconhecido e valorizado, o que lamentavelmente não é o que ocorre entre nós.
Os número falam por si, as instituições onde os alunos pagam, e por isso acreditam que tem o direito de não se sacrificarem são aqueles onde os índices mais preocupante ocorrem exatamente por ser onde as facilidades existem e os sacrifícios não são vistos como algo que faça parte de um processo de aprendizagem.
Antonio concordo com você em muitos pontos de vista, mas não esqueça que os fins não justificam os meios…