Siceramente? Acho muito dificil essa obra de duplicação da BR 135 acontecer no ano que vem. O ministro Paulo Sérgio garantiu e até firmou pacto. Ora bolas!!! Além do ministro não parecer ter toda essa força, quem dá a ultima palavra é a presidenta Dilma, que é quem tem caneta para determinar. Portanto, não vi necessidade alguma do ministro ter vindo até aqui e sequer ter ido visitar o pequeno trecho de 28 qulômetros, entre a Estiva e Bacabeira.
Escutei os papos mais mirabolantes possíveis, como e de que a Vale e a CFN interviéram e não aceitaram. Outra conversa pra boi dormir é a de que TCU desautorizou a obra… Quando foi que qualquer Tribunal de Contas analisa processos licitatórios e obras antes de suas execuções? O TCU tem por prerrogativa analisar a prestação de contas da obra já executada e ver se houve irregularidades.
Outra conversa é a de que os recursos orçamentários desse ano já estão assegurados e que a Concorrencia Publica só acontecerá no ano que vem… Assegurada abaseada em quê, se não houve nada que comprove sua aplicabilidade, mesmo que seja através de um processo licitatório para entrar em restos a pagar? Qual será a mágica? Vão empenhar um valor aproximado e caso não cubra as obras entram nos 25% de aditivo? Mas esse tipo de prática é completamente irregular!!!
O certo é que o ministro tentou justificar a suspensão da licitação para a governadora Roseana Sarney, o vice-governador Washington Luiz Oliveira; deputados federais e estaduais, entre eles o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo; senador Edison Lobão Filho; e secretários de Estado, usando argumentos que náo correspondem a uma Concorrencia Publica, a partir do seu edital até sua anulação. Seria providencial que deputados e o secretário Max Barros pedisse para ver os pareceres técnicos constrantes do processo, pois dizer que houve erro primário numa concorrência pública é muito estanho, podeia acreditar se fosse uma Carta-Convite…
“Todos podem ficar tranquilos que nós vamos promover as complementações e informações que se fazem necessárias no projeto e, eu já disse e afirmo: passado o período da chuva nós vamos começar as obras de duplicação da BR-135, entre Estiva e Bacabeira”, afirmou o ministro. Dilma afirmou isso? Então!!!
Outro argumento pra lá de esquesito foi: “… as questões especiais do solo onde vai ocorrer a duplicação. Nós verificamos, há algum tempo, que o projeto existente não tinha em seu conteúdo as informações no nível de detalhe que é necessário. Hoje, no entendimento que tivemos, o Dnit já adotou essa providência junto a empresa construtora, e serão iniciadas as perfurações ao longo do eixo da rodovia de modo que possamos desencadear o processo licitatório com total segurança”, relatou Passos. Nem todo mundo é burro!!! Desde quando que um órgão acostumado a fazer esse tipo de licitação e obra de infraestrutura, deixaria de verificar o solo? O mais caro numa obra dessas é exatamente a terraplanagem e os caras iam logo esquecer o mais importante? Então, os técnicos do Dnit e do Ministério dos Transportes são todos muito incompetentes, não poderiam nem ser mestres-obra…
Publicado em: Governo