BR 135 – Pagot diz guardar mágoa de Dilma e o Maranhão guarda descaso do ex-diretor do Dnit com o Estado

Publicado em   25/out/2011
por  Caio Hostilio

Aproveito essa deixa do ex-diretor geral do Dnit para falar sobre a suspensão das obras da BR 135.

Pagot disse guardar mágoa da presidenta por ele ter feito muito por ela e ela simplesmente o ignorou quando mais ele precisava… Conversa fiada de demitido, ainda mais não exercendo suas funções como deveria.

Mas vamos ao que interessa. O deputado Chiquinho Escórcio  prometeu e cumpriu ao trazer o atual Ministro dos Transportes e o atual diretor-geral do Dnit para expor as justificativas sobre a suspensão das obras de duplicação da BR 135.

Em reunião as portas fechadas, o ministro e o diretor do Denit mostraram as possíveis causas para que de fato o abra fosse suspensa. Mas em política tem sempre o código de honra, ou seja, de desonra para a coletividade, de não falar a verdade sobre os fatos.

Alguns deputados quiseram culpar a Vale e a CFN – negar que a Vale é apenas a mãe da falência de empresas brasileiras e que destrói o meio ambiente, isso ninguém pode negar – mas usá-la como bode expiatório para a suspensão dessa obra é simplesmente fora de propósito ou de bom senso.

A  área é da União e qualquer empresa que queira usufruir do solo para montagem de sua logística deverá se adaptar as exigências do governo federal. Portanto, essa conversa de Vale não passa de muita balela, mesmo o general tendo dito na reunião.

Quanto ao TCU, não vou mais nem entrar nesse mérito, visto que o órgão analisa contas e não projetos e medições.

Mas voltemos aos fatos reais. O ministro veio falou e não disse nada, mesmo sabendo da real suspensão da obra. Por outro lado, os nossos parlamentares se ativeram mais ao factóide Vale (dito pelo general – Dnit) do que propriamente dito no projeto de construção da duplicação.

No post anterior disse que seria muita incompetência de quem fez o projeto, ainda mais errando no  estudo do solao para a prática da terraplanagem, que é o fator principal de uma construção de uma estrada, avenida ou rua.

Mas de fato houve o erro gritante dos projetistas do Dnit do Maranhão e a conivência de insistir no erro do ex-diretor do Dnit, o senhor Pagot, que junto com o seu parceiro ministro Nascimento, com certeza, deixaram rolar e, assim, encontrar uma fórmula que justificasse a transferências dos recursos para um estado mais rentável  eleitoralmente.

Caso os maranhenses não reclamassem, esse projeto ficaria aguardando muito mais tempo para ser refeito.

Agora, espero que o ministro e o atual presidente do Dnit Nacional tenham a responsabilidade de cumprir com que prometeram– a partir de junho de 2012 dar-se-á inicio as obras de duplicação – e venham assinar a autorização da obra na data estipulada. Por outro lado, que digam a verdade sempre, mesmo que ela vá de encontro aos interesses de quem quer que seja.

  Publicado em: Governo

2 comentários para BR 135 – Pagot diz guardar mágoa de Dilma e o Maranhão guarda descaso do ex-diretor do Dnit com o Estado

  1. Paulo Cesar disse:

    Parabêns professor!!!!!!!!!! Até agora foi o único comentário digno de parabêns no caso da BR135.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos