A Marquês de Sapucaí…. A Praça da da Apoteose… O morro do Borel (Tijuca) e o seu Salgueiro… Vila Isabel, terra de Noel Rosa… Nilopolis e a sua eterna Beija-Flor… O Rio de Janeiro… O Maranhão… Amantes da arte e do Carvanal… Estão de luto!!!
Falar da genialidade de Oscar Niemeyer em criar a Rua Marquês de Sapucaí, no Catubi, na mais famosa Passarela do Samba, com sua magnifica Praça da Apoteose, não tem sentido se não for incluido o homem que deu luz, o sentido do “belo”, da genialidade artistísta, na profissionalização da maior festa do Brasil… Joãozinho Trinta.
Joãozinho Trinta é uma perda muito grande para os carnavalescos, visto que muitos se aconselhavam até hoje com ele, que era impar na genialidade de criar alegorias, estandartes, fantasias e carros alegoricos, tudo bem elaborados em alas, contando qualquer erredo… Era um mago!!!
Marquês de Sapucaí, Praça da Apoteose, Joãozinho Trinta… Foram feitos harmonicamente!!! O palco perdeu o maior protagonista de sua história…
NOTA DE PESAR
Profundamente entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo querido Joãozinho Trinta, 78 anos, ocorrida neste sábado (17), às 9h55, no Hospital UDI,em São Luís. Eladeclarou que o carnavalesco e artista genial João Clemente Jorge Trinta foi um dos mais brilhantes brasileiros do século XX.
“Joãozinho Trinta elevou o nome do Maranhão com sua maestria e genialidade, transformando o Carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, esbanjando irreverência e criatividade. Ele será lembrado eternamente por sua capacidade de vencer desafios e traduzir em belos enredos a alegria de ser brasileiro”, afirmou.
Roseana Sarney destacou ainda a parceria de Joãozinho Trinta com o Governo do Estado na produção da festa em celebração aos 400 anos de São Luís, a serem comemorados no ano que vem. “Joãozinho pensou num grandioso projeto, que agora deverá ser levado adiante, até como forma de homenagem a esse maranhense que marcou a história da arte brasileira”, assinalou.
Nesse momento de tristeza, a governadora Roseana se solidarizou com familiares e amigos do artista, destacando que a trajetória vitoriosa de Joãozinho Trinta deve ser motivo de orgulho para todos os maranhenses e que ele também deve ser reconhecido pelo amor ao Maranhão, terra onde nasceu e decidiu passar os últimos anos de sua vida. “Joãozinho foi um grande campeão em toda sua vida”, ressaltou a governadora.
Publicado em: Governo