Com informações do Jornal da Globo
Tal como vinha chamando a atenção por diversas vezes nesse blog… O navio coreano foi vítima de sabotagem em seu armazenamento, visto que a China, maior compradora do ferro da Vale, não aceitou o contrato milionário que a CVRD fechou com a empresa coreana para fabricação dos super navios para transportar minério de ferro. Os chineses queriam o contrato.
Nunca se viu um erro tão primário de armazenagem, principalmente por parte do armador responsável e pelo próprio comandante de um navio desse porte.
Agora, o Governo Chinês alega problemas de segurança com embarcações que podem carregar até 400 mil toneladas de minério de ferro, encomendados pela Vale.
Segundo informações do Jornal da Globo, a China proibiu que navios com capacidade acima de 300 mil toneladas, como os que a Vale mandou construir, atraquem em seus portos.
O governo chinês alega problemas de segurança com as gigantescas embarcações – a Vale encomendou 35 delas -, que podem carregar até 400 mil toneladas de minério de ferro.
O comunicado aparece um mês depois dos problemas com o Vale Beijing, que rachou ao carregar minério na costa do Maranhão. Já no ano passado, empresários chineses do ramo naval pressionavam o governo a não aceitar os supernavios, temendo que a Vale monopolizasse o transporte de minério para a China.
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