Com informações do Estadão
A greve de policiais militares na Bahia tem sido acompanhada por diversos veículos de comunicação estrangeiros, quase sempre fazendo referência à proximidade do Carnaval e ao fato de que o Brasil abrigará a Copa do Mundo de 2014.
‘A onda de violência ocorre em um momentoem que Salvadorse prepara para a celebração do Carnaval, que recebe dezenas de milhares de turistas todo ano’, afirmou o site da BBC News.
O ‘Wall Street Journal’ apontou o ‘clima de medo’ em Salvador. ‘A cidade está entre as mais violentas de um país com uma taxa de homicídios quatro vezes maior que a dos EUA. Salvador, popular por seu clima quente e gastronomia e música únicas, também deve receber jogos da Copa do Mundo de 2014’, afirmou o diário americano.
‘Autoridades do Estado e muitos residentes locais culpam policiais em greve por espalhar uma onda de crimes e a sensação de impunidade’, afirmou o ‘Journal’. A reportagem entrevistou o dono de um restaurante do shopping Iguatemi de Salvador segundo o qual ‘a polícia incentivou a onda de crimes’.
A rede de TV Al Jazeera informou que as Forças Armadas ‘patrulham a cidade que se prepara para receber milhões de turistas para a sua festa anual de Carnaval’.
O jornal espanhol ‘El País’ escreveu que ‘uma greve de bombeiros de policiais mantém submersa no caos a cidade de São Salvador da Bahia, destino de turismo internacional.
Ação perfeita do governo do Estado da Bahia e do governo Federal…
Ontem (15), às 14h, militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas desembarcaram na Base Aérea de Salvador para reforçar ainda mais a segurança no Estado. Homens da Polícia Militar e da Polícia Civil também estão nas ruas.
Durante a madrugada, a polícia cumpriu o primeiro dos 12 mandados de prisão de grevistas expedidos pela Justiça. De acordo com o governo, um dos integrantes do movimento dos policiais militares, Alvin dos Santos Silva – que é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa) – foi detido pelo comandante da Coppa, major Nilton Machado.
Alvin é acusado de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público em função da retenção de viaturas. O policial também vai responder a um processo administrativo na corporação. Ele foi encaminhado para a Polícia do Exército.
A greve dos policiais militares da Bahia, que completou no domingo cinco dias, motivou uma onda de violência na capital. Desde a quarta-feira, a região metropolitana de Salvador registrou mais de 70 homicídios, o que representa 117% de aumento na comparação com o mesmo período do ano passado.
A ausência de policiamento nas ruas causou dezenas de saques e violência em todo o Estado. Só na sexta, 58 carros foram roubados e algumas lojas arrombadas e saqueadas.
Publicado em: Governo