O homem só consegue viver em sociedade regido por regras e normas, caso contrário a baderna e a anarquia tomam conta e tudo se torna incontrolável…
A greve dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão foi um exemplo claro disso… Usaram bens públicos para um movimento grevista; invadiram a Assembléia Legislativa e a transformaram um Camping; o Coronel Ivaldo depois do movimento retorna ao Comando Geral, sem farda, e não recebe ordem de prisão… Deputados que deveriam preservar os direitos e deveres constitucionais ficam a favor da baderna e lutaram para que todos os baderneiros fossem anistiados… Como se isso fosse democrático.
Na Bahia, o governador, o presidente do Legislativo e os deputados não aceitaram as atitudes que desmoralizam o poder público e agiram dentro dos princípios constitucionais.
Veja o tumulto no sistema de trens do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (9), é mais um reflexo da desmoralização do poder público brasileiro. Em Salvador, na Bahia, homicídios e saques durante a greve dos policiais militares também comprovam que as figuras de poder já não impõem o respeito necessário para conter tais desvios de conduta. Será que a falta de uma figura de autoridade de confiança pode contribuir com polvorosas sociais?
Claro que sim… A benevolência leva a isso… Hoje em dia qualquer garoto de favela não sabe ler e escrever, porém sabe dos seus direitos como criança e diante disso aproveitam, assim como os bandidos adultos.
O grande problema é a falta de exemplo. Aqui no Maranhão, como escrevi, o Comandante da PM deveria ter dado ordem de prisão ao Coronel Ivaldo de imediato; o presidente da Assembléia deveria pedir a reintegração do prédio e o PT entrasse com uma representação contra o Deputado Federal Domingos Dutra, pois ele sabia que essa greve tinha cunho político e que sua intenção era a PEC 300, Projeto que está preso na Câmara por ordem da presidenta Dilma… O único parlamentar maranhense a brigar para que a PEC entrasse em votação foi o deputado Cleber Verde.
O homem segue tudo aquilo que se torna liberal. É de sua natura. Quando a sociedade percebe que seus próprios representantes não agem de acordo com as normas e leis estabelecidas, ela apreende esse comportamento, e as autoridades, por sua vez, acabam se desmoralizando.
Historicamente, há no Brasil certo desconforto no que diz respeito a seguir as normas legais e regras, como se isso fosse uma coisa que apenas os fracos e desvalidos seriam obrigados a fazer. Quando, além disso, as autoridades não têm muito apreço pelas regras e cometem desvios de conduta de qualquer natureza, isso também reforça certo desprezo geral pela lei.
Publicado em: Governo