Prever quem será a campeã é completamente fora de qualquer prognóstico, visto que as escolas de samba deram um show na Avenida. A Portela, Mocidade, Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira, vieram com tudo, e as consideradas médias também mostraram um “belo” carnaval…
É certo afirmar que a disputa entre as 13 escolas de samba do seleto Grupo Especial do carnaval carioca já seria acirrada graças ao alto nível de apresentação nos dois dias de desfiles, ela será ainda mais este ano, já que as notas poderão ser fracionadas de décimoem décimo. Atéo ano passado, o fracionamento das notas poderia acontecer em acréscimos de 0,25 pontos (Assim: 9,25; 9,5; 9,75; …, 10). Outra grande novidade para este ano é que a menor nota que pode ser fixada às agremiações pelos jurados é 9. No ano passado era 7.
Os quesitos comissão de frente, fantasias, alegorias e adereços, e enredo serão subdivididas em duas (cada subquesito poderá receber até 5 pontos). O mesmo aconteceu no ano passado com o quesito samba enredo (cuja avaliação foi dividida entre letra e melodia).
Outra novidade prevista para este ano é o acréscimo,em caráter experimental, de 0,1 (um décimo) como bonificação à escola que teve o melhor desempenho no quesito analisado. A bonificação, no entanto, não será computada no somatório oficial. São apenas 40 julgadores, ao contrário do ano passado, quando eram 50.
A apuração dos resultados dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira, a partir das 15h45, na Praça da Apoteose.
Horas antes, na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), haverá um sorteio – com a presença dos presidentes das 13 agremiações – para definir a ordem de abertura dos envelopes dos dez quesitos.
O último quesito anunciado será o primeiro utilizado para o desempate entre duas ou mais agremiações que tenham conseguido o mesmo número de pontos.
O regulamento do desfile estabelece que as duas últimas colocadas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso A, de onde a vencedora será promovida para o Grupo Especial, para o Carnaval de 2013.
Então, é aguardar pra ver…
Publicado em: Governo