Comentário do Blog: O Sistema Único de Saúde é um programa revolucionário e inovador. Suas atenuantes são de grande valia para o bem-estar e o oferecimento de saúde de qualidade a todos os cidadãos brasileiros. Os problemas estão pautados nos agravantes, cujos objetivos e responsabilidades dos gestores públicos estão pautados em desviar os recursos e não cumprir com suas obrigações dentro de suas prerrogativas de acordo com a complexidade a ser oferecida, mesmo recebendo os repasses mensalmente. É necessária maior fiscalização!!!
Dois debates sobre a privatização da saúde pautarão os debates na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nesta sexta-feira, 27/07, com a presença das com a presença das professoras, doutoras e pesquisadoras Maria Ines Souza Bravo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Maria Valeria Costa Correia, da Universidade Federal de Alagoas. Pela manhã, às 9h, a discussão será auditório do Hospital Universitário Materno Infantil (UFMA), com o tema: “A Privatização da Saúde através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER)”.
O segundo debate, uma mesa-redonda, coordenada pelo José Menezes Gomes (UFMA), acontece à tarde, a partir de 15:30h, no miniauditório – Sala 109 Asa Sul, do Centro Paulo Freire, com o tema “O SUS e os processos de privatização da saúde” e integra a programação da 64ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até amanhã,em São Luis, sediada pela UFMA.
Profissionais da área da saúde, no Brasil, organizados pela frente nacional contra a privatização da saúde tem manifestado preocupação e desenvolvido lutas no sentido de reverter o processo de privatização do setor, ampliar os recursos e continuar a implantação de um Sistema de Saúde nacional, público e universal. O SUS, 23 anos depois de sua criação, vem sendo objeto de desmonte por meio do estrangulamento orçamentário e acelerada privatização de serviços públicos de saúde, citam. A criação da EBESERH significa não somente um “novo modelo de gestão” para a saúde pública, similar aos das Organizações Sociais, mas, a destruição dos princípios da Constituição Federal de 1988.
Publicado em: Governo
Isso é um absurdo! Isso é bem coisa dos TUCANOS, ou seja, João Castelo e sua tropinha.
Isso é coisa de professores leigos e imbecis que desconhece a realidade educacional e a segurança do poder público…
Caro Caio Hostilio …. já fui estudante da UFMA e sei bem como funciona a cabeça dos professores e alunos …. lá vivem no mundo da lua ….. que somos capazes de tudo …. na verdade quando a gente entra no mercado de trabalho estamos completamentes fora de contexto …. devido a esses tipos de debates que não nos levam a lugar algum…
Não leva a lugar algum exatamente porque a universidade deixou de lado a importância da indissociablidade em ensino, pesquisa e extensão… Professores, em sua maioria, são leigos e a autonomia universitária foi desviada para outras finalidades…
ESSE É O SONHO DE IMBECÍL DE NATALINO E PROFESSORES: Somos a favor da privatização sim! Se cuidarmos ao invés do governo da SAUDE, EDUCAÇAO E SEGURANCA ! Com certeza teremos uma sociedade culta e critica. Eles querem fixar isso na nossa cabeça de qualquer jeito. Agora eu pergunto: Se o Natalino e os professores não tem nem a responsabillidade de vim dar aula todos os dias, imaginem como será esse projeto de privatizar a saúde?
Natalino é um péssimo professor universitário, não conhece nada de educação e nem tampouco de administração pública… Seria providencial perguntar o que ele faz com tanto dinheiro repassado para o Dutra e com os recursos das fundações Sousandrade e Josué Montello que foram criadas dentro dos principios da autonomia universitária.
EU ODEIO, MAS SOU CONTRA A PRIVATIZAÇÃO…
Acho que é hora de usarmos o bom-senso. Como usuário do SUS. O atendimento é péssimo e tal. Porém, por outro lado, como cidadão, acho vital que o Governo seja o gestor da Saúde. Já imaginaram como quais seriam os materiais cirurgicos utilizados por estes hospitais? Ou não perceberam que uma iniciativa privada só pensa em lucros! Esse é apenas 1 dos problemas. Já pensaram? PRIVATIZAÇÃO NÃO É O CAMINHO!!!!
O caminho é prender os gestores corruptos que desviam os recursos do SUS… prefeitos e governadores que não cumprem com suas prerrogativas junto ao SUS, como é o caso aqui de São Luís e da maioria esmagadora dos municípios dos Estado do Maranhão.
Professor, qual seria o “foco” então?
Não pode é ficar do jeito que estar… o contribuinte paga e não recebe o serviço, e mesmo os que pagam plano de saúde, quando precisam não são atendidos a contento, pois os serviços são precários e as autoridade não fazem absolutamente nada para moralizar essa pouca vergonha que são os serviços de saúde neste País.
Prender os canalhas (prefeitos e governadores) que não cumprem com suas prerrogativas junto ao SUS, como é o caso aqui de São Luís e da maioria esmagadora dos municípios dos Estado do Maranhão.
Concordo plenamente!
Pois é,