Seria providencial que todos os gestores públicos desse estado, assim como todos os deputados federais e estaduais, além dos secretários estaduais e municipais, fizessem parte desse debate, haja vista que o desconhecimento em administração pública é evidente, isso nos mais diversos ambientes políticos do Maranhão, principalmente nas casas legislativas, nos órgãos estaduais e municipais e, principalmente, por prefeitos e proponentes a serem gestores públicos nesse Maranhão, cujo debate se restringe ao senso comum e a politicalha, sem que se possa tirar proveito algum dos debates aqui discutidos…
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney, na abertura do Encontro com Gestores Públicos, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA), nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O tema é “O Desenvolvimento Local, Transparência e Controle: O Desafio da Nova Gestão Municipal”.
Outros secretários estaduais também estiveram presentes, como Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano e de Assuntos Políticos); Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); e Pedro Fernandes (Educação), além da Procuradora Geral do Estado, Regina Lúcia Almeida; e da superintendente do Sebrae, Simone Macieira; entre outras autoridades.
Luis Fernando Silva afirmou que o investimento nas vocações do município são a base de qualquer programa para promover o crescimento das cidades, pois em tese isso significa aproveitar as potencialidades locais e transformar em renda, emprego, políticas sociais e qualidade de vida. Para ele, controle e transparência envolvem a participação da sociedade.
“O controle mais efetivo que existe é o social e a transparência é um dever de todo gestor. Na hora em que se aliam desenvolvimento local, transparência e controle são garantidos ao município uma ferramenta importante para o novo caminho de desenvolvimento”, declarou o secretário.
Durante dois dias serão discutidos planejamento, transparência, controle social, acesso à informação, prestação de contas e oportunidades de negócios. A estimativa é de que 1.500 pessoas participem, entre prefeitos, presidentes de câmaras e gestores estaduais e suas assessorias técnicas.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, é necessário que haja uma boa gestão quando se trata de administrar os recursos públicos. “Estamos apresentando as ferramentas aos gestores para uma administração eficiente. O gestor que não aplicar bem os recursos públicos está fadado a sucumbir, ao invés de promover desenvolvimento, isso vai trazer prejuízos ao município ou ao órgão que ele dirige”, apontou.
A conferência de abertura, “O Desenvolvimento Local, Transparência e Controle: O Desafio da Nova Gestão Municipal”, foi proferida pelo professor doutor, Ladislau Dowbor, uma das maiores autoridades do país em administração e planejamento.
Para o secretário geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito de Primeira Cruz, Sérgio Albuquerque, a iniciativa é fundamental para os gestores municipais, principalmente para os que estão começando agora, além de aprimorar o trabalho dos que seguem no segundo mandato. “É a chance de tirar dúvidas, ensinar a equipe técnica a gerir os recursos públicos da melhor maneira possível. Muitas vezes os gestores são induzidos ao erro por não saberem detalhes da legislação”, explicou.
O evento conta com o apoio da Famem, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Banco do Brasil, Tribunal de Contas da União (TCU), Associação do Ministério Público Estadual (Ampem), Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE).
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]