Uma definição perfeita do PCdoB no cenário político brasileiro e quem pode dá o rumo? Fica claro que ninguém quer perder o Ministério do Esporte, ainda mais sendo o ministro um deputado de mandato e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo… Quem tem a força?
Entre Eduardo e Dilma, com quem ficarão os comunistas?
Na coluna Diário Político desta sexta-feira (08/03/2013), Marisa Gibson levanta a questão sobre o destino do PC do B, diante da candidatura de Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República.
Os comunistas estão na base do governo do socialista em Pernambuco e também são aliados da presidente Dilma Rousseff, com direito a cargos de prestígio no 1º escalão lá e cá.
PCdoB de quem?
Ainda que não tenha sido uma declaração formal, coube ao vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), fazer as primeiras observações de um aliado, no estado, sobre as dificuldades de o governador Eduardo Campos (PSB) ser mesmo candidato a presidente da República, por falta de condições objetivas, como palanques em diversos estados.
O PCdoB é da base aliada de Dilma e de Eduardo. Vive, portanto, um momento de ambiguidade. Porém, mais cedo ou mais tarde, o partido vai ter que se decidir. Na visão de Luciano, a imprensa estaria incensando Eduardo para que ele saia candidadato e rache a base de Dilma.
Agora, caso Eduardo consolide seu projeto presidencial, os comunistas pernambucanos vão fazer o que? Abandonar os cargos? O PCdoB ocupa secretarias no governo estadual e na Prefeitura do Recife, além do vice Luciano Siqueira.
Na verdade, em Pernambuco, o PCdoB é um apêndice do PSB e deve muito ao governador. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e a ex-prefeita Luciana Santos, deputada federal, são bons exemplos.
No governo Dilma, o PCdoB é representado pelo deputado Aldo Rebelo no Ministério dos Esportes. Por pertencerem a um partido que tem uma história signficativa para o país, os comunistas são chegados a um salto alto, mas eleitoralmente são fracos.
Mesmo assim, estão sempre no poder, com cargos. Como aqueles peixinhos que navegam em mar esplêndido grudados em baleias e tubarões – numa relação simbiótica, porque os governos também gostam de ter o PCdoB por perto pelo carimbo de esquerda que a legenda representa.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]