Como se basear em pesquisa agora?

Publicado em   18/mar/2013
por  Caio Hostilio

imagesCAQA845LA matéria de Marcelo Soares, da Folha de São Paulo, mostra o quanto é prematuro se basear em pesquisas eleitorais nesse momento.  

Pegando o gancho da matéria dele, vale ressaltar que a próxima eleição para o governo do estado do Maranhão só vai acontecer em 2014, mas alguns afoitos já estão dando início às pesquisas, como se elas pudessem mensurar o que fato poderá acontecer até as eleições.

Segundo Marcelo Soares, não é novidade que as pesquisas feitas com tanta antecedência sempre “erram” o resultado. Em parte porque o eleitor só decide em cima da hora, especialmente depois de começar a assistir a propaganda eleitoral. Mas em parte também porque as pesquisas feitas com tanta antecedência têm a serventia principal de testar o cacife dos cavalos antes de a classe política e seus financiadores decidirem em quais irão apostar.

Marcelo deu como exemplo as pesquisas presidenciais de junho de 2009, cujo cenário apontava o seguinte:

José Serra – 38%
Dilma Rousseff – 18%
Ciro Gomes – 12%
Heloísa Helena – 7%

O segundo cenário hipotético, com Aécio Neves como candidato do PSDB, ficou assim:

Ciro Gomes – 22%
Dilma Rousseff – 21%
Aécio Neves – 12%
Heloísa Helena – 11%

O que essa pesquisa demonstrou é que o nome de Serra era mais conhecido do que o de Aécio. Sem Serra na jogada, mais da metade de quem o conhecia espalharia seus votos principalmente para Ciro, depois para Dilma e para Heloísa.

Esse cálculo ajudou a definir a opção do PSDB de apresentar José Serra como candidato, embora o eleitor mesmo só tenha tido algo a ver com o peixe a partir do carnaval de 2010, quando Serra e Dilma, esses notórios festeiros, foram festejar o carnaval no Nordeste.

Na campanha mesmo, Serra entrou, Ciro e Heloísa não concorreram e Dilma, uma quase desconhecida em 2009, ganhou a eleição. Marina Silva, que sequer era mencionada na pesquisa de 2009, foi a maior surpresa da campanha, tirando votos dos dois favoritos.

A esta altura, o que a pesquisa pode medir é o quanto os nomes são conhecidos, não exatamente em quem o eleitor vai votar. Porque isso ele só decide depois que está sendo bombardeado pela propaganda eleitoral.

Por isso, muitas surpresas poderão acontecer!!! Quem diria que Eliziane – sem alianças e poder financeiro algum – terminaria a eleição de 2012 em terceiro lugar?

  Publicado em: Governo

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