A 13ª Jornada Pedagógica do Programa de Gestão Educacional foi aberta, nesta terça-feira (19), no Salão de Convenções do Hotel Brisamar, na Ponta d’Areia. O evento será encerrado na sexta-feira (22) e conta com a presença de gestores das escolas participantes do programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Vale.
O Programa de Gestão Educacional tem como objetivo contribuir com a melhoria do índice de aprendizagem dos alunos, a partir da formação de supervisores e gestores educacionais, responsáveis pelo planejamento e coordenação dos processos de trabalho em 16 escolas da rede estadual de ensino localizadas em São Luís, Santa Inês e Açailândia.
“A proposta do PGE é investir nas lideranças de escolas de ensino médio do estado, possibilitando o acesso dos profissionais a uma pós-graduação em gestão educacional. Desta forma, queremos que os gestores, ao adquirir conhecimento, se sintam mais seguros em promover mudanças, motivados em promover melhorias na educação dos jovens que, em breve, estarão no mercado de trabalho”, explica a gerente de projetos educacionais da Vale, Janaína Pinheiro.
O PGE foi iniciado em novembro de 2011, com a realização da primeira jornada de educação. Antônia Matias, coordenadora da Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, lembra do dia que recebeu os desafios de pensar numa nova estrutura de organização.
“No nosso primeiro encontro, cada escola recebeu a tarefa de elaborar um mapa estratégico, com metas para serem alcançadas durante o programa. Sentimos dificuldade no início, pois nunca tínhamos trabalhando com a dinâmica de gestão apresentada. Com o passar do tempo, nós incorporamos as novas práticas no dia a dia, com cada escola atuando com maior autonomia e segurança na tomada de decisões estratégicas”, explica Antônia Matias.
A última jornada do PGE está prevista para acontecer em junho, totalizando 16 jornadas pedagógicas. Nos três municípios participantes, as jornadas reúnem cerca de 30 líderes escolares entre gestores, supervisores e profissionais de apoio.
Durante os encontros, os participantes assistem aulas expositivas sobre a metodologia de implantação da gestão educacional e debatem sobre exemplos bem sucedidos de gestão escolar no Brasil. Há espaço, também, para que cada escola apresente a agenda de atividades planejadas e executadas.
Além de 12 jornadas pedagógicas, o programa promoveu dois seminários de capacitação que reuniram diversos profissionais de educação. O 2º Seminário de Integração aconteceu no início deste mês, um em cada município. Como parte da programação, os gestores e professores assistiram a palestras sobre atuação integrada na escola e aprenderam como gerir processos e pessoas por meio de oficinas.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]