“Seguiremos fortes e unidos para vencer a eleição em 2014”, diz Gil Cutrim
O prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), traçou um cenário político positivo no qual o grupo comandado pela governadora Roseana Sarney, de acordo com ele, obterá êxito nas eleições de 2014. “Nosso grupo político é forte e é formado por pessoas competentes, de colorações partidárias diversas, que já contribuíram e ainda irão contribuir muito com o desenvolvimento do Estado. Seguiremos unidos e iremos eleger o sucessor da governadora Roseana”, afirmou o prefeito e presidente da Famem durante o Encontro dos Prefeitos e Prefeitas do PMDB do Maranhão, realizado no Hotel Pestana nesta sexta-feira (22). Sobre os demais partidos da base aliada, Gil Cutrim avaliou que o rol de alianças políticas em torno do nome que será definido como o candidato do grupo só tende a crescer. “Além do PMDB, partido forte e que reúne centenas de políticos, nosso leque de alianças partidárias é grande e crescerá mais, visto que, muitos dirigentes de outras siglas já perceberam que o que está dando certo tem que continuar”. A respeito do candidato a ser escolhido para suceder Roseana, Gil Cutrim afirmou que seu grupo político dispõe de excelentes quadros e que o escolhido será apoiado por todos. “Se for o Luis Fernando, por exemplo, ele terá o apoio incondicional de nosso grupo político”.
Conselho de secretários discute investimentos, esporte e lazer
O Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo do Maranhão (Congep), que reúne os secretários e gestores de órgãos estaduais, teve a terceira reunião mensal deste ano, nesta sexta-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque. A primeira etapa da reunião foi coordenada pelo governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, e teve participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, como convidado. Washington Luiz anunciou a proposta de reorganização do Congep para dinamizar as ações do governo. “Estamos elaborando uma proposta para que as reuniões do Congep ganhem um novo formato. Esperamos passar das apresentações de propostas para os resultados”, ressaltou Washington Luiz. A proposta também visa dinamizar e integrar as ações efetivas do governo estadual desenvolvidas pelas secretarias. A participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, visou reafirmar ao Conselho a construção da Refinaria Premium I, da Petrobras, em Bacabeira, além de outras obras que estão previstas para o estado. “O Maranhão vive um tempo de desenvolvimento e de crescimento e assim se manterá”, declarou ele. Em pauta, as ações desenvolvidas para promoção do esporte e lazer. O secretário adjunto da Sedel, Clineu Coêlho Filho, apresentou três projetos: o Maranhão Feliz; Resgatando a Cidadania e Melhor Vida na Melhor Idade. “São projetos distintos, difundidos há algum tempo e que hoje tem um grande alcance social nas comunidades”, ressaltou Clineu Filho. O Maranhão Feliz realiza ações de lazer nas comunidades que são qualificadas para continuar desenvolvendo as brincadeiras. Desenvolvido há três anos tem a expectativa de ser implantado, este ano, em 45 localidades, 15 em São Luis e 30 no interior.
Conselho Nacional de Turismo faz reunião no Conotel
Na pauta, serão discutidas ações previstas no Plano Naciona. O Conselho Nacional de Turismo fará sua 39ª reunião na próxima segunda-feira (25), em São Paulo, durante a realização do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel). Entre os assuntos em discussão estão as ações previstas no Plano Nacional de Turismo para estimular a visitação nos parques nacionais. Técnicos do MTur apresentarão também as propostas de reestruturação do Programa de Regionalização do Turismo e do Viaja Mais Melhor Idade, de incentivo a viagens para este público nos períodos de baixa ocupação nos destinos turísticos. O CNT reúne representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil com interface com o setor de turismo.
Pedro Fernandes fala sobre a Refinaria Premium I
O deputado federal e secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, fez questão de colocar o seu posicionamento em relação à Refinaria Premium I. Ele disse que a coletiva do ministro Edson Lobão, em companhia do representante da Petrobras, reafirmou que a refinaria será construída. “Eu sou muito otimista e acredito na viabilidade da construção da Refinaria em Bacabeira. Temos fatores importantes que me dão esta confiança. Estamos numa localização privilegiada, temos um Porto de grande movimentação e importância tanto para importação quanto para exportação, que se traduz num grande canal de exportação e também temos a proximidade das hidrelétricas. Portanto, são fatores importantes que me deixam confiante na viabilidade desse projeto”, explicou Pedro Fernandes ressaltando que uma das problemáticas relacionadas à Refinaria é o curto prazo que foi posto para a sua implantação. Pedro disse, ainda, que este é um projeto de grande envergadura, que necessita de prazo e parceria e a Petrobras já investiu muito e teve a contrapartida do Governo do Estado, portanto, acredito que parcerias serão mantidas e outras vão chegar, ressaltando ainda que o então governador José Reinaldo Tavares, chegou a fazer um estudo sobre a implantação de uma refinaria no Estado, justamente porque o Maranhão apresenta condições favoráveis receber um empreendimento desse porte. “Estou confiante que este projeto terá prosseguimento pela gama de fatores envolvidos. Tem o interesse político, mas tem também os fatores favoráveis que são muitos”, destacou.
Publicado em: Governo