A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realiza, na quarta-feira (10), a partir das 8h, reunião preparatória para Formulação e Consolidação do Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas. O evento acontece no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM), localizada na Praça Benedito Leite, 264, Centro.
O objetivo principal da reunião é congregar poder público, sociedade civil organizada, academia e ONGS, entre outros atores, para que juntos possam construir e consolidar o Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas, que se encontra em processo de revalidação. Na ocasião, também, será aprovada a minuta do decreto que institui o Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas e dá outras providências.
A reunião contará com a participação do assessor técnico do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Neilton Fidelis, que ministrará palestra a respeito da atuação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas nas Políticas e Ações voltadas ao assunto. Participará, também, Mônica de Los Rios, do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, que irá abordar sobre a Experiência do Acre no Contexto das Políticas de Mudanças do Clima, pois esse estado já apresenta ações consolidadas com relação às políticas neste setor.
Para o supervisor de Mudanças Climáticas da Sema, Dyego Sena, a revalidação do Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas é um importante passo para a ampliação das discussões e debates dos assuntos voltados à temática. “Não podemos tratar de mudanças climáticas encarando a mesma somente com base em projeções futurísticas, devemos trazer o tema para discutirmos e debatermos juntamente com a sociedade civil, centros de pesquisa, entidades privadas, ONGs e, assim, criarmos soluções concretas e eficientes para a questão e, para que, em breve, o fórum se torne instrumento essencial para tal”.
Sena afirma que a revalidação do Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas é apenas o passo inicial de um processo que deve ser constante. “A discussão deve ser iniciada e perpetuada. Somente por meio dessa dinâmica poderemos alcançar resultados esperados.”
Qualquer pessoa interessada no assunto poderá participar da “Reunião Preparatória para Formulação e Consolidação do Fórum Maranhense de Mudanças Climáticas”. As inscrições serão feitas no local, antes do início do evento.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]
quanta cara de pau…… debater a participação do maranhão diantes das mudanças climaticas……. industriais licenciadas e emitindo poluentes gases….. florestas nativas, florestas de manguezais e matas ciliares DESMATADAS……. bacias hidrograficas ainda sem uma politica responsavel……… (movimentos sociais)
vá lá e debata…
faremos muioto mais que isto
que bom