Governadora Roseana se reúne com os prefeitos Rochinha, Dr. Lobato, Josimar Cunha, Valter Riograndense e Queiroz Pereira
A governadora Roseana Sarney se reuniu, na tarde desta quarta-feira (10), com os prefeitos de Balsas, Luiz Rocha Filho, o Rochinha; de Maranhãozinho, Josimar Cunha; de Santa Helena, João Jorge Lobato, o Dr. Lobato; de São José dos Basílios, Valter Riograndense; e de Monção, João Queiroz Pereira. Nos encontros, realizados no Palácio dos Leões, foram discutidas parcerias institucionais entre Governo do Estado e Prefeituras.
SSP apresenta executores de empresário em Bacabal
Uma ação rápida de policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar conseguiu identificar e prender os dois policiais militares, de Pernambuco, suspeitos de serem autores do homicídio que matou o empresário, Ivaldo Dias Pereira, 57 anos, conhecido como “Ivaldo Mandacaru”. O empresário foi morto com cinco tiros, dentro do seu veículo, na manhã de terça-feira (9), no centro da cidade de Bacabal. A dupla foi localizada e presa em flagrante logo após o crime. Os suspeitos Josemilson de Oliveira Santos, 32 anos, e Francinaldo do Nascimento Silva, 36 anos, são soldados residentes de Petrolina (PE) e foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), na tarde desta quarta-feira (10), durante entrevista coletiva à imprensa.
Famem ajudará na interiorização do programa “Maranhão Sem Drogas”
O tesoureiro-geral da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Djalma Melo, de Arari, disse que uma reunião será marcada com os prefeitos filiados à entidade para iniciar o processo de interiorização do programa “Maranhão Sem Drogas”, lançado na terça-feira (09) pelo Governo do Estado. Melo representou no evento o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim, de São José de Ribamar. Segundo ele, o encontro acontecerá “nos próximos dias”. “Nos próximos dias, a Famem vai reunir os prefeitos, conscientizando todos de que temos que levar esse programa às escolas públicas para atingir o maior número possível de jovens”, afirmou. Para o prefeito, a união não apenas dos municípios, mas também do Governo Federal será fundamental para o sucesso do plano projeto pela Secretaria de Estado Extraordinária de Assuntos Estratégicos.
Weverton Rocha aprova convite a Gil Cutrim para falar de Minha Casa Minha Vida na Câmara Federal
Deputado Weverton Rocha aprova convite ao prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, e o representante da CEF para que sejam ouvidos sobre a situação do Projeto Minha Casa, MInha Vida no município, na Comissão de Desenvolvimento Urbano junto ao Req 109/2013 do dia 10 de abril de 2013. “O prefeito Gil Cutrim tem nos últimos meses percorrido os corredores dos Ministérios e da Caixa para tratar de questões referentes ao Minha Casa Minha Vida em Ribamar, e assim garantimos ao prefeito mais um espaço para que seja esclarecido a situação na cidade”, ressalta Weverton Rocha. O Requerimento 109/2013 promoverá também Audiência Pública em conjunto com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, onde será ouvida a Caixa Econômica Federal na pessoa do Superintendente Nacional de Habitação Social, Roberto Ceratto, para que sejam prestados esclarecimentos sobre o projeto Minha Casa, Minha Vida que beneficiaria os atingidos pelos deslizamentos de 2011 na Região do Morro do Gunga em Niteroi-RJ.
Roberto Costa critica os 100 dias de administração em São Luís
O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer um alerta para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em relação à administração da cidade de São Luís, que completou 100 dias. Costa lembrou que votou em Edivaldo Holanda Júnior no segundo turno, por acreditar em uma mudança das práticas da administração passada, mas que agora não conseguia visualizar nada diferente. “No segundo turno me posicionei ao lado do atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior, posicionei-me porque achava que entre os dois candidatos, um eu já tinha uma restrição pela sua administração e tinha sido um crítico muito forte, discuti a questão da estrutura da cidade, a questão das ruas, da iluminação pública, do lixo na cidade, a questão do IPTU e apostei naquela renovação porque acreditava que poderia ser diferente da forma que vinha sendo tratada a cidade de São Luís. Hoje completam 100 dias administração municipal do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e para tristeza nossa, da nossa cidade, não vi até agora nada diferente do que a cidade se encontrava”, afirmou.
Seduc apresenta resultados dos indicadores educacionais da URE São Luís
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Ensino (URE) de São Luís, realizou, nesta quarta-feira (10), no auditório do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Maranhão (IFMA), a apresentação dos resultados dos indicadores educacionais da URE São Luís, referentes ao programa Gestão Nota 10 (PGN10) no ano de 2012. Presentes a gestora da URE de São Luís, Sônia Maciel; a coordenadora Regional do PGN10 para a URE de São Luís, Maria Ana Lúcia Barros Pacheco; além de gestores gerais e supervisores das 138 escolas nas modalidades Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino que compõem a Regional de São Luís, abrangendo os Municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís. Um dos avanços significativos destacados pela Coordenadora Regional do PGN10, Maria Ana Lúcia Barros Pacheco se deu no percentual de inserção de dados escolares no Sistema de avaliação, “Em 2012 conseguimos alcançar 100% das escolas da Regional, saindo dos 90% em 2011. Isso gera informações precisas sobre a situação do Ensino nas Escolas”. Outro importante avanço apontado foi o aumento percentual da freqüência geral dos professores e alunos, alcançando valores próximos às metas finais do programa, previstas para o final de 2014.
Publicado em: Governo