Os incautos já conferiram quantos hospitais foram entregues nesse ano? Roseana inaugura hospital em Lago do Junco
As ações do Governo Itinerante movimentaram os municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, com presença da governadora Roseana Sarney e comitiva de secretários, deputados e prefeitos da região, nesta quinta-feira (11). A primeira cidade a ser visitada foi Lago do Junco, onde a governadora foi recebida com entusiasmo pelo prefeito, Osmar Fonseca, vereadores e moradores. A caravana levou obras e serviços em diversas áreas, que terão prosseguimento nesta sexta- feira (12). “Eu estou muito feliz por trazer o Governo Itinerante para esta cidade e, mais ainda, por estar entregando este hospital, que é muito importante para todo o povo de Lago do Junco e para esta região”, destacou a governadora, ressaltando o trabalho das secretarias e órgãos estaduais que, em parceria com a prefeitura, garantem atendimento de qualidade durante o Itinerante nos municípios. Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, a governadora Roseana inaugurou o Hospital de Lago do Junco, com 20 leitos. A nova unidade de saúde da região do Médio Mearim, mais uma do Programa Saúde é Vida, foi batizada com o nome de Alcyr Alves Arruda, homenagem ao ex vice-prefeito da cidade. O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, falou da relevância do Governo Itinerante. “É uma programação arrojada, que reúne os serviços oferecidos pelo governo em benefício das populações de todas as regiões do Maranhão”, declarou o secretário Luis Fernando.
Caema e Caixa vistoriam obras em conjunto do Minha Casa, Minha Vida
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, vistoriou, quarta-feira (10), as obras do conjunto habitacional Turiúba, no município de São José de Ribamar. O objetivo foi avaliar as instalações do sistema de esgotamento sanitário e abastecimento d’água do novo bairro, que precisam ser aprovadas pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) antes das casas serem entregues aos futuros proprietários. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e serão ocupadas por famílias de baixa renda. Durante a visita foi averiguada as instalações de água e esgoto que servirão ao conjunto. As obras de implantação dos sistemas de saneamento e abastecimento de água são de responsabilidade das construtoras LN, Franere, Viluma, Meta e Angra, que estão construindo as casas. As instalações devem ser aprovadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) – para entrega das casas ser autorizada. O secretário estava acompanhado do superintendente da Caixa Econômica Federal na Região Nordeste, Gilberto Occhi, e pelo superintendente do órgão no Maranhão, Hélio Luiz Duranti. Além deles, estavam presentes o presidente da Caema, João Moreira Lima, e técnicos do órgão, além de representantes das construtoras. O superintendente da Caixa Econômica Federal na Região Nordeste, Gilberto Occhi explicou que as reuniões não tratarão apenas do saneamento e fornecimento de água, mas também de temas como infraestrutura e acabamento. “Vamos entregar as casas em perfeitas condições de moradia. Essas reuniões são para agilizar o processo e definir tarefas afim de cumprirmos o prazo”, disse.
SES intensifica atendimento de saúde no Médio Mearim durante Governo Itinerante
Além da inauguração do Hospital de Lago do Junco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou outros benefícios para a região do Médio Mearim, nesta quinta-feira (11), durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim. Foram ofertadas, gratuitamente, consultas de oftalmologia (com cirurgias de catarata e glaucoma), clínica médica, dermatologia e pediatra, exames clínicos, aferição de pressão, exames de glicemia e atualização da carteira de vacinação para crianças, jovens e adultos, além do mutirão de cirurgias de hérnia realizado no Hospital de Lago dos Rodrigues. A primeira etapa das ações foi desenvolvida nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos. Nesta segunda etapa, que termina nesta sexta-feira (12), as ações são desenvolvidas simultaneamente nos municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues – onde também foram realizadas 13 cirurgias de hérnia no primeiro dia de atendimento. Médicos, anestesistas, instrumentistas e enfermeiros do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) realizaram as cirurgias. “Todos os pacientes foram triados antecipadamente e aguardavam pelos procedimentos”, informou o diretor do Hospital Geral, Luís Alfredo Guterrez.
Seduc e Instituto Ayrton Senna promovem capacitação pedagógica
De terça (16) a 19 e 23 a 26 acontece, em São Luís, a capacitação pedagógica oferecida pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aos profissionais que atuarão nos Programas de Correção de Fluxo – Se Liga e Acelera Brasil. O evento será no Praia Mar Hotel e contará com a participação de Coordenadores, Supervisores e Professores de 89 municípios com turmas dos referidos Programas. A ação tem por objetivo formar profissionais para atuação na metodologia dos Programas de Correção de Fluxo, preparando-os para atender 11.660 alunos não alfabetizados, na faixa etária de 9 a 14 anos, com distorção idade/ano escolar mínima de dois anos nas turmas do Se Liga. E 4.570 alunos, nessa mesma faixa etária, alfabetizados, mas que também apresentam distorção idade/ano escolar de dois anos, nas turmas do Acelera Brasil. Este trabalho vai oferecer aos mesmos os meios necessários para recuperar, em um ano, o que foi perdido em repetências, permitindo a continuidade da sua trajetória escolar. A Seduc está trabalhado a política educacional no sentido de ofertar educação de qualidade, trabalhando a metodologia que alcance o maior numero de pessoas, demonstrando assim seu compromisso com a educação, principalmente com os anos iniciais da escolaridade, determinantes para o sucesso escolar do aluno.
Escórcio cobra melhor divisão dos recursos da União entre os estados
Após reivindicar melhor distribuição dos recursos federais aos estados, especialmente ao Maranhão, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), em defesa constante pelo fim das desigualdades regionais e intrarregionais no país, voltou a subir à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta manhã (11), para falar da divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “A maneira que estão querendo colocar o FPE para a distribuição nesse Brasil está errada. Não podemos concordar. O Maranhão que é o estado com quase sete milhões de habitantes ser o pior em termo de recebimento do governo federal. Não podemos deixar que isso aconteça, enquanto outros estados nadam de braçada no Sul do país. Não posso deixar de trazer a minha voz aqui em defesa do Nordeste brasileiro. Eu não posso deixar de vir aqui e enaltecer a minha voz em defesa daqueles mais carentes desse país. O Brasil precisa de igualdade e essa igualdade é que eu brigo, que eu venho aqui lutando nessa Casa para que nós tenhamos um Brasil que seja de todos os brasileiros, com igualdade de condição”, disse Chiquinho Escórcio.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Ministério Público do Maranhão esclarece à sociedade maranhense, tendo em vista as notícias divulgadas pela imprensa a respeito do habeas corpus concedido a Rafael dos Anjos Alves, responsável pelo atropelamento de seis pessoas em uma parada de ônibus na av. Jaime Tavares, em 9 de dezembro de 2012, que: – A 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís, ao receber os autos do Inquérito Policial, em 22 de janeiro de 2013, analisou o seu conteúdo e verificou a falta dos laudos cadavéricos e exames de lesão corporal, laudos estes obrigatórios no processo. – Por duas vezes (em 8 de março de 2013 e 22 de março de 2013), a 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís se manifestou no processo, solicitando o retorno dos autos ao 1° Distrito Policial para que fossem inseridos os devidos laudos periciais. – Nas manifestações, o Ministério Público reforça a necessidade de análise dos laudos, visto que a tipificação penal está condicionada às lesões provocadas às vítimas. – Para que haja o oferecimento de denúncia por parte do Ministério Público, é imprescindível a análise dos laudos cadavéricos e exames de lesão corporal emitidos pelo Instituto Médico Legal. – Fica claro, portanto, que o Ministério Público do Maranhão cumpriu com os dispositivos do Código de Processo Penal, ficando impossibilitado de oferecer denúncia criminal relativa ao caso, neste momento, por não existirem, ainda, no processo, as provas periciais necessárias. – A falta de provas materiais também levou a 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís a se manifestar pela concessão de Liberdade Provisória a Rafael dos Anjos Alves.
Publicado em: Governo
Boa noite, Caio Hostilio.
Vc pode me dar alguma informação sobre o conjunto Turiuba de São José de Ribamar.
Quando vão ser intregue as casas. Um abraço e boa noite.
SILVIA ADRIANA
Meu face é silviaadriana.silva@hotmail.com ou silvia adriana silva
Não tenho essa informação, mas espero que o secretário de comunicação responda esse seu questionamento que é salutar…