Secretário Luis Fernando participa de reunião para discussão do Anel de Soja em Balsas

Publicado em   13/abr/2013
por  Caio Hostilio

Foto_2_-_Luis_fernado_em_balsas[1]O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, coordenou nesta sexta-feira (12), em Balsas, de reunião para discussão dos detalhes do chamado Anel da Soja. Participaram do encontro, empresários, produtores rurais, autoridades políticas, representantes de sociedade civil, além dos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Hildo Rocha (Cidades e Assuntos Políticos).

Foto_1_-_Luis_fernado_em_balsas[1]Luís Fernando explicou que o objetivo da audiência foi ouvir sugestões dos produtores da região sobre as necessidades de escoamento da produção para melhor ser elaborado o projeto do chamado Anel da Soja, que será um circuito rodoviário de interligação da região de Balsas.

“Vocês sabem muito mais sobre soja do que o governo. São vocês que vivem a cadeia produtiva da soja. São vocês que vivem a dificuldades da venda da produção, dos equipamentos e do fertilizante. A governadora Roseana determinou em seu plano de governo a construção do Anel da Soja para facilitar o processo de escoamento da produção na região”, reforçou o secretário.

Somente em 2012 foram produzidos mais de três mil quilos de grãos por hectare no Maranhão. Com as obras de infraestrutura, será facilitada a venda da produção e haverá redução dos custos para o produtor. Por consequência, isso possibilitará o desenvolvimento do setor agrícola no Maranhão, criando emprego e renda na região.

Durante o evento, o secretário apresentou os detalhes do programa Viva Maranhão, que abrange um conjunto de iniciativas com o objetivo para ampliar e modernizar a infraestrutura social e econômica do estado, reduzir a extrema pobreza da população e interiorizar o desenvolvimento.

“Esta foi uma missão que nos foi dada pela governadora. Percorremos todo o estado ouvindo a classe política, empresários, representantes da sociedade civil, universidades e demais setores, para saber de fato quais eram reivindicações da população maranhense”, lembrou Luis Fernando.

Desse trabalho, resultou um relatório com mais 2 mil propostas e reivindicações as quais compõem o Plano Plurianual (PPA) de trabalho do governo. Esse plano foi dividido em 10 eixos, que envolve todas as secretarias, de forma integrada, para cumprir o que foi programado.

Sementes

Outro compromisso do secretário Luis Fernando na cidade de Balsas foi a entrega de 12 mil quilos de sementes de feijão e hortaliças a presidentes de associações de produtores rurais da região.

Além das sementes, os agricultores receberão da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), a devida orientação técnica para melhoria da produção da agricultura familiar.

A agenda dos secretários de Estado no interior do estado neste sábado (13), na região tocantina, com visita à obra de recuperação da MA -125, que passa pelas cidades de Cidelândia, São Pedro da Água Branca e Vila Nova do Martírios. A visita será encerrada, em Imperatriz, com a fiscalização da obra de acesso à Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos