Vê se aprende Flávio Dino!!! Brasil e a realidade do turismo

Publicado em   06/maio/2013
por  Caio Hostilio

Esse editorial do Jornal do Brasil mostra a realidade do turismo no Brasil, coisa que a EMBRATUR nunca conseguiu modificar, mesmo sendo a empresa responsável pela divulgação do país lá fora. Flávio Dino, que se diz o “Novo e a Mudança”, está à frente da EMBRATUR já faz dois anos, porém não fez nada, além de ter fechado os escritórios internacionais e agora diz que serão reabertos, usando a cantilena de resultados sem nenhuma consistência louvável para os seus erros!!! Por que Flávio Dino, o epistêmico, não mudou essa realidade?

Jornal do Brasil

flavio dinoAlguns afirmam que entre as dificuldades que existem no Brasil, e que atrapalham a vinda de estrangeiros, está o alto custo no país. A verdade é que o Brasil preferiu, desde o início de suas grandes campanhas, na década de 50, divulgar o turismo do futebol, das mulheres de biquini em Ipanema, das festas de rua. Nunca se preocuparam em divulgar o Brasil da arte, da cultura, da agricultura, o Brasil ecológico, o turismo de esportes radicais e das grandes aventuras. Colhe-se hoje o grande volume de turismo sexual, principalmente no Nordeste, que degrada tanto o turismo quanto a imagem do país. 

Não existe em outras metrópoles do mundo, este tipo de turista que está fazendo do Brasil o seu destino – e sem gastar mais que US$ 50 por dia. O país tornou-se um destino convidativo para turistas de províncias pobres da Europa. Ou sul-americanos com péssimas condições socioeconômicas.

Tóquio, Paris e Nova York sempre tiveram custo de vida elevado, e nunca deixaram de receber milhares de turistas dispostos a gastar muito.  Se a questão fosse o custo de vida, estas cidades não receberiam turista algum. Também não receberiam o número de turistas que recebem se as campanhas publicitárias brasileiras abordassem o verdadeiro Brasil.

Hoje gastam-se fortunas para tentar atrair turistas à Copa do Mundo e às Olimpíadas, como se isso fosse fixar a vontade do turista em vir mais do que uma vez ao país ou de vir sempre. Fizeram investimentos altíssimos em estádios que, após a Copa, não ocuparão 15% da capacidade para os jogos. 

O Brasil está caro para turistas classe A do primeiro mundo, não para os que tem vindo para cá. A verdade é que os turistas que chegam ao Brasil não podem fazer turismo nem em seus países. Porque viajam para cá gastando 30 – 40 dólares por dia. Não há pais no mundo que se possa gastar por dia o que se gasta aqui.  

O volume de estrangeiros que entra no Brasil é muito maior do que a quantidade de brasileiros que vão ao exterior. A diferença é que o brasileiro vai ao exterior gastar 250-300 dólares por dia. E o que vem ao brasil gasta 30, 40.

E os últimos números demonstram isso. A diferença entre os gastos de turistas brasileiros no exterior e de estrangeiros aqui triplicou em cinco anos. Em 2012, as despesas de brasileiros lá fora eram US$ 15,6 bilhões maiores que as receitas obtidas no Brasil com visitantes de outros países. E isso tudo se deve aos turistas de baixa qualidade que por aqui aportam.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Vê se aprende Flávio Dino!!! Brasil e a realidade do turismo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos