A Secretária de Saúde do Estado vem levando os serviços de saúde, em diversas especialidades, todas as ações do governo itinerante de Roseana Sarney. O povo dos diversos municípios mostrou total satisfação ao poder ser atendido de forma dentro dos princípios exigidos pela Organização Mundial de Saúde.
A equipe oftalmológica da SES realizou em Mata Roma 75 atendimentos – dentre eles 12 cirurgias de catarata, sete de pterígio e 15 tratamentos de glaucoma. Maria Veras Sousa foi uma das pacientes avaliadas pelo médico e submetida a cirurgia de catarata no olho esquerdo. “Tem muita gente que vai fazer esta cirurgia em São Luis ou Teresina (PI) e volta a enxergar. Eu tinha muita vontade, mas não tinha condição de pagar as despesas. Quando fiquei sabendo deste mutirão, não quis perder a oportunidade”, relatou a aposentada.
Em Mata Roma, além do atendimento oftalmológico, foram realizadas consultas com clínico geral, pediátricas, citologias oncóticas, exames de glicemia, colesterol e PSA, e 118 doses de vacinas foram aplicadas em todas as faixas etárias da população. As consultas dermatológicas aconteceram no segundo dia das ações. Maria Diniz Vieira, 66 anos, procurou exames e consulta com clínico geral. Ela é diabética e hipertensa. “Fiz os exames laboratoriais e mostrei ao médico. Estou muito satisfeita porque fui bem atendida e não tive que esperar muito”, comentou.
A busca por atendimentos dermatológicos foi o diferencial no município de Anapurus. No total 113 pessoas foram atendidas no primeiro dia e resultou no diagnóstico de três casos novos de hanseníase, quatro avaliações de pacientes em tratamento e sete baciloscopia (um dos métodos de diagnóstico da tuberculose). Os casos oftalmológicos cirúrgicos foram encaminhados para procedimento de catarata e pterígio em Mata Roma, devido a melhor estrutura do Hospital Municipal Thales Gonçalves. Outras centenas de pessoas foram atendidas pelo clínico geral e pelo pediatra, e fizeram os exames oferecidos.
A dona de casa Marinalva da Silva de Souza, do povoado Bendeira, em Anapurus, buscou o exame ginecológico. Casada e mãe de 05 filhos, há cinco anos não realizava o preventivo de câncer ginecológico. “Sei que é importante, mas sempre falta tempo e dinheiro de viajar para Santa Quitéria e fazer o exame. Agora vou aproveitar para fazer aqui em Anapurus”, disse. Cristiane Garreto de Oliveira levou a filha Conceição Garreto Alves, de dois anos, para consultar com dermatologista. “Ela tem alergia a várias coisas e fica com o corpinho todo cheio de marcas vermelhas. Tinha vontade de levar pra consultar em São Luis e agora vou aproveitar que o médico está em Anapurus para consultar”, comentou.
No município de Milagres do Maranhão foram feitos centenas de exames de glicemia e colesterol, vacinação, aferições de pressão arterial, pesagens, consultas clínicas, preventivos de câncer ginecológico e de próstata. As consultas pediátricas, oftalmológicas e dermatológicas aconteceram no segundo dia das ações. Maria Ana da Conceição, 82 anos, do povoado Engenho Velho, aproveitou o mutirão da saúde para vacinar contra influenza e fazer os exames laboratoriais de glicemia e colesterol. “A agente de saúde informou que os médicos de São Luis estariam aqui fazendo tudo de graça e vim aproveitar para fazer os exames”, disse.
As ações da SES foram concentradas no Hospital Dr. Zeca Moreira, em Santa Quitéria. Foram realizadas consultas dermatológicas, com um caso novo de hanseníase e cinco de câncer de pele diagnosticados – estes encaminhados para tratamento em São Luis. Também foram feitos atendimentos clínicos, pediátricos, exames de PSA, preventivos, exames de glicemia e colesterol. Os atendimentos oftalmológicos foram realizados na terça-feira (07).
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]
agora vcs querem que o povo maranhense tem mês,semana,dia e hora para ficar doente e ir ao medico por favor meu povo São Luis,Maranhão e Brasil não podemos aceitar esses governantes atuais novamente são uma metira e nem os que eles indicarem.
quanta ignorância!!! não merece resposta…