Nos próximos dias, serão desenvolvidas várias atividades que visam mostrar que a pessoa portadora de transtorno mental pode ser vista como ser integral e capaz de viver em sociedade.
Na manhã desta segunda-feira (20) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de São José de Ribamar (MA) lançou a “Semana de Luta Antimanicomial”. A abertura foi realizada na área de eventos do Liceu Ribamarense I com a palestra “Dia de Luta Antimanicomial. Loucura é o seu preconceito”, proferida pelas profissionais Valdenice Alves Marinho (Terapeuta Ocupacional) e Rafaella dos Santos Viégas (Coordenadora), além de exposição de trabalhos artesanais feitos por usuários do CAPS ribamarense.
O objetivo do evento é mostrar que a pessoa portadora de transtorno mental pode ser vista como ser integral e capaz de viver em sociedade. Dessa forma, a função do CAPS é de extrema importância nesse tipo de assistência em Saúde Mental, já que prioriza o atendimento à população num ambiente harmônico, além de ser considerado como alternativa nesse tipo de tratamento, bem como potencialmente na diminuição do período de internações.
Já na terça-feira (21), a partir das 8h30, haverá uma caminhada com os pacientes do CAPS II, juntamente com alguns profissionais da equipe, divulgando a campanha, cujo lema é “Loucura é o seu preconceito”. O percurso será do prédio do CAPS até o Parque da Cidade, além de distribuição de panfletos e entre outros.
Na quarta-feira (22), às 14 horas, no salão de eventos do Liceu Ribamarense 2, será realizada uma palestra sobre o Dia da Luta Antimanicomial, além de exposição de trabalhos artesanais.
Por fim, na quinta-feira (23), com o encerramento da programação, serão desenvolvidas diversas atividades cuja finalidade é o momento de fortalecimento da autoestima dos participantes. Além de discussão de várias temáticas de saúde mental, os pacientes terão um dia dedicado à beleza, sendo oferecidos serviços de corte de cabelo, manicure, escova, maquiagem, dentre outros.
Para maiores esclarecimentos e demais informações, basta procurar o CAPS II, que fica situado na Rua São Judas Tadeu, s/n, Bairro Outeiro, funcionando das 8h às 18h. Outra forma de contato é por telefone (98) 3224-3568 e por endereço eletrônico: caps2@sjr.ma.gov.br.
Publicado em: Governo
Uma pergunta que não pode esperar. Há 5 anos o Governo do estado não assina as promoções/progressões dos professores, as aposentadorias, concursados que não são chamados e os concursos que não são publicados? O que será que acontece no Império de Upaon-Açu? E vem Assessores, Secretário de Educação, Blogueiros em DEFESA desses desmandos na colônia do Maranhão
Veja o que a lei do cão, com apoio do sindicato do PCdoB, fez
[…] Fonte: Caio Hostilio […]
Rapaz, o Tiririca não ‘perde uma’ na Câmara!!! Outro dia, numa comemoração de aniversário dos deputados Pinto Itamaraty e Cléber Verde, lá em Brasília, o maranhense Chiquinho Escórcio foi fazer uma brincadeira com ‘Tiririca’ e se deu mal!!!
“O que é que tu falas de mim, ‘cara de joelho”, ‘disparou’ Tiririca!!! Pior é que depois da ‘tirada’ ficou a maior gozação entre os deputados, assessores, servidores etc…!!! Esse Tiririca…!!!
e o que tem isso a ver com o assunto?