Iniciativa visa eliminar desperdícios, melhorar o desempenho dos profissionais, além de estabelecer um ambiente de trabalho totalmente organizado.
A Prefeitura de São José de Ribamar realizou no Centro de Saúde Honório Gomes, localizado na sede do município, mais uma etapa do projeto 5S, modelo de trabalho que objetiva eliminar desperdícios, melhorar o desempenho dos profissionais, além de estabelecer um ambiente de trabalho totalmente organizado.
A exemplo do que ocorreu em outras unidades de saúde da cidade, funcionários/voluntários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) promoveram uma força tarefa nas áreas da organização do ambiente de trabalho; atendimento e eliminação de desperdícios; dentre outras.
“As pessoas estão trabalhando no sentido de melhorar a qualidade da saúde que, hoje, presta um bom serviço na Atenção Básica”, avaliou Josemar Sousa da Cunha, conselheiro Municipal da Saúde de São José de Ribamar.
O 5S e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) são ações implantadas pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) que visam prestar, cada vez mais, um atendimento de qualidade ao povo ribamarense.
Englobando quatro fases (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização), o PMAQ visa ampliar o acesso e a melhoria da qualidade dos serviços, com garantia de um padrão que permite maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica.
“É importante para o cliente, que é o nosso foco principal, que ele se sinta bem num ambiente limpo e agradável e ao mesmo tempo organizado”, comentou Márcia Regina Ferreira, coordenadora do Centro de Especialidades e Diagnósticos e voluntária do 5S.
Rodrigo Valente, secretário municipal de Saúde de São José de Ribamar, afirmou que as ações de qualificação dos profissionais do setor terão continuidade. “A determinação do prefeito Gil é de que o ribamarense tenha acesso a uma saúde pública de qualidade. E neste sentido continuaremos a promover ações de capacitação dos profissionais e de melhora do ambiente de trabalho”.
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]