Bem que o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, tentou politizar a assinatura do Projeto de Lei do Estatuto do Magistério e encaminhamento para a Assembléia Legislativa, hoje (03), no Palácio dos Leões.
O presidente do sindicato disse em seu discurso que todos os outros governos abriram as portas para as negociações para melhorar a valorização do professor e que o governo Roseana estava abrindo somente agora as portas para o sindicato.
Em minha opinião, o presidente do Sinproesemma teve um surto de amnésia, pois esqueceu que o sindicato do PCdoB foi totalmente favorável a Lei do Cão, mesmo com total desaprovação por 100% dos professores.
Mas não demorou em vir à tona as verdades dos fatos. O presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo, disse que já fora professor e que como é o decano do parlamento maranhense, afirmou que apenas a governadora Roseana Sarney realmente instituiu o Estatuto do Magistério. A primeira vez aconteceu há vinte anos, ou seja, no primeiro mandato de Roseana e agora.
O presidente do sindicato do PCdoB se enrolou quando questionei o que o sindicato faria para melhorar o ensino infantil e o fundamental, que são de responsabilidade dos municípios, que recebem verbas do Fundeb e do FNDE para que dêem uma educação de qualidade.
Perguntei a lei qual era linha pedagógica adotada no Maranhão. Ele respondeu-me que só o Maranhão não tinha uma linha pedagógica. Com isso, perguntei qual era a linha pedagógica adotada pelos outros estados. O presidente não respondeu, porque desconhece por completo o que é educação. O certo é que o Brasil, através do Ministério da Educação, nunca definiu a linha pedagógica a ser adotada no Brasil e todos os estados, inclusive o Maranhão, seguem apenas os livros didáticos determinados pelo Ministério.
Por outro lado, a governadora destacou a importância dos avanços obtidos no campo da educação no estado e dos ganhos que serão proporcionados à categoria. “Com os esforços de ajustes orçamentários e fiscais, conseguimos alcançar uma das cinco melhores faixas salariais do Brasil para o magistério. Agora, após negociações e entendimentos que demonstraram grande responsabilidade de ambas as partes, os professores da rede estadual passam a trabalhar sob a proteção e os estímulos de um estatuto que contempla praticamente todas as suas expectativas e anseios”, ressaltou a governadora.
Que os professores reconheça que essa luta foi vencida por eles e abraçada pela segunda vez pela governadora Roseana Sarney.
Com certeza, muitos do Sindicato do PCdoB não gostaram e queriam que a greve continuasse e, assim, usassem os professores como massa de manobra!!!
Publicado em: Governo
[…] Fonte: Caio Hostilio […]