A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil, promove, a partir desta segunda-feira (10), no Hotel Luzeiros (Ponta do Farol, em São Luís) o Curso de Especialização em Investigação de Crimes Contra a Vida.
A solenidade de abertura está prevista começar às 8h30 com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública Aluisio Mendes; secretário-adjunto de Inteligência e Ações Estratégicas, Laércio Costa; delegada geral da Polícia Civil, Cristina Resende Meneses; superintendentes de Polícia Civil da Capital, Katherine Chaves; do interior, Jair Lima de Paiva Júnior e o de Investigações Criminais, Augusto Barros; além de delegados e investigadores de das unidades da polícia Civil de todo o Maranhão.
A capacitação será ministrada por quatro delegados do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP-SP) e professores membros da Academia de Policia Civil de São Paulo, referência no Brasil, em investigação e elucidação de homicídios e crimes relacionados à vida.
As aulas prosseguem até o dia 14, contabilizando carga horária de 40h. Participam 52 profissionais da Polícia Judiciária, entre delegados, investigadores e peritos criminais, sendo 8 da Delegacia de Homicídios, todos os titulares das distritais de São Luís e interior do Maranhão. Eles são indicados pelas regionais e funcionarão como multiplicadores de conhecimento com o objetivo de transmitir as informações para todos os membros da Polícia Civil.
Em uma segunda etapa, os delegados participantes ministrarão minicursos para a continuidade do programa de capacitação em Crimes contra a Vida para policiais civis, militares, bombeiros e guardas municipais da capital e interior do estado.
Conteúdo
O conteúdo abordado durante o treinamento inclui temas como “Técnicas de investigação”, “Tecognição visuográfica de local de homicídio”, “Retrato falado”, “Local de crime de homicídio doloso de autoria desconhecida”” entre outros. No último dia será realizada palestra voltada para peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim/MA) sobre “Preservação do local de crime”.
De acordo com a superintendente de Polícia Civil da Capital, Katherine Chaves, o curso faz parte do programa de gestão que visa à capacitação dos policiais civis, visando aprimorar as técnicas de apuração dos crimes contra a vida e melhorando ainda mais a qualidade dos procedimentos policiais. Essa atualização de conhecimentos e a troca de experiências entre as polícias civis desses dois estados resultarão em um maior combate os índices de criminalidade, informou Katherine, ressaltando ainda que esse é apenas o primeiro de vários cursos que a gestão vai promover.
Publicado em: Governo