NOTA OFICIAL
Ao tomar conhecimento da matéria “MP vai investigar empreiteiro apontado no caso Décio Sá”, publicada no Jornal Pequeno, no último domingo, 7, que informa um suposto consórcio com a intenção de assassinar o promotor de justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior (3ª Promotoria Especializada de Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural), a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, determinou, nesta segunda-feira, 8, ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) a investigação dos fatos e a adoção de todas as medidas para garantir a segurança do promotor de justiça e elucidar a denúncia.
Hospital Aquiles Lisboa é referência em atendimento de hanseníase no Maranhão
O Hospital Estadual Aquiles Lisboa é referência para diagnóstico e tratamento integral do portador de hanseníase no Maranhão, que é essencialmente ambulatorial. A unidade de saúde dispõe da ala de dermatologia – que responde pelo tratamento dos pacientes hansenianos – e as especialidades de neurologia, ortopedia, ginecologia, pediatria, obstetrícia e dermatologia, além de serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia e serviço social. De acordo com a diretora do Aquiles Lisboa, a dermatologista Celijane Melo, no setor de dermatologia a produtividade mensal chega a 1.121 consultas por mês. “Oferecemos tratamento integral aos portadores de hanseníase. Além das consultas e acompanhamento médico, temos ainda sala de calçados, onde confeccionamos calçados adaptados para os pacientes que são portadores de algum tipo de sequela, tratamento especializado de feridas, oficina de autocuidados e reabilitação, todos conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, declarou. O setor ambulatorial, onde os usuários são assistidos, está de acordo com o recomendado pela Vigilância Sanitária. Existe sala de curativos especiais, imunização, de reabilitação (psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia), de odontologia com dois gabinetes dentários e 20 consultórios médicos.
Correto!!! A partir de 2015, estudantes de medicina vão passar dois anos no SUS
As Universidades brasileiras formam médicos apenas para as especialidades rentáveis, para isso basta ver o curso de medicina da UFMA, cujo currículo é ultrapassado, o corpo docente, na sua maioria, é formado por professores leigos, além de não seguir a indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão e, por fim, o Hospital Dutra especializa médicos em cirurgias rentáveis. É preciso que os médicos passem dois anos prestando serviço ao SUS, pois assim poderão mudar a visão mercantilista de uma profissão que tem por principio salvar vidas. Portanto, a presidenta Dilma Rousseff agiu corretamente ao anunciar o programa Mais Médicos, com três eixos principais: a abertura de novas vagas de graduação e residência médica; aprimoramento da formação do médico e um chamamento para levar os profissionais brasileiros e estrangeiros ao interior do país. Elaborado pelos ministério da Saúde e da Educação, o projeto está em estudo há pelo menos seis meses e será lançado em forma de Medida Provisória, assinada hoje e publicada amanhã.
Publicado em: Governo