Melhor idade de malas prontas

Publicado em   13/jul/2013
por  Caio Hostilio

gastãoNo Brasil existem hoje cerca de 20,5 milhões de idosos, segundo dados do Censo Demográfico de 2010. De acordo com o IBGE, isso representa 10,8% da população brasileira. Até 2020 estima-se que o número de pessoas com mais de 60 anos no país deva chegar a 30 milhões, 13% do total, com um a expectativa de vida de 70,3 anos.

Para estimular estas pessoas, a maioria aposentados ou pensionistas, a conhecerem o Brasil, o Ministério do Turismo está preparando o lançamento da segunda etapa do Programa Viaja Mais Melhor Idade. ”Sempre soube da importância que têm os idosos para a economia do país. Por isso, criar programas que valorizem essa grande parcela da população, da qual eu faço parte, sempre foi uma das minhas maiores preocupações. Até porque são pessoas que têm tempo para viver mais e melhor e viajar é, sem dúvida, um dos grandes prazeres de quem já chegou a melhor idade”, afirma o ministro Gastão Vieira.

O programa Viaja Mais Melhor Idade, que dá ao participante acesso a descontos e vantagens exclusivos, vai estimular o turismo doméstico no Brasil e aumentar a taxa de ocupação em aviões, ônibus e meios de hospedagem, facilitando o acesso ao turismo dessa parcela crescente da população brasileira. O melhor disso tudo é que, cada beneficiário poderá levar para a viagem um acompanhante que não possua esse perfil, sob as mesmas condições.

Nesta segunda etapa o programa ficou mais abrangente, mais flexível, de mais fácil acesso e com mais descontos e vantagens para o turista. Além de pacotes turísticos, os idosos agora também têm à sua disposição hotéis, passagens, locadoras de veículos, parques temáticos, restaurantes e clubes de férias. As ofertas também poderão acontecer em qualquer período do ano, por qualquer empresa cadastrada no Ministério do Turismo. Significa maior liberdade de escolha para os turistas e oportunidade para os empreendimentos que ficaram de fora da edição anterior do VMMI se ocuparem o ano todo.

Além dos descontos a partir de 20%, é possível que os estabelecimentos ofereçam vantagens não monetárias, como diárias extras em seu hotel ou locadora de automóveis, ou ainda entrada gratuita em parque temático, por exemplo, ao idoso acompanhado por mais cinco pessoas. Quem determina as vantagens e as condições é o próprio empreendimento.

Como Participar

Para participar do programa, a empresa deve possuir registro no Ministério do Turismo (Cadastur), fazer o seu cadastro no www.viajamais.com.br, aceitar o termo de adesão ao programa e se responsabilizar pela veracidade e pela manutenção da oferta divulgada; informar mensalmente, em formulário disponibilizado no site, os resultados sobre suas vendas (pessoas atendidas e valor comercializado); e exibir o logotipo do VMMI em todo material que faça referência ao programa, como website e materiais gráficos, respeitando o manual de uso da marca.

Por outro lado, a empresa será divulgada no site www.viajamais.com.br e em catálogos exclusivos do programa, e ainda poderá ser vinculada, assim como seus produtos, às mensagens publicitárias e campanhas institucionais do VMMI, em mídias de grande disseminação em todo o país. Além disso, também poderá contar com apoio institucional do Ministério do Turismo.

O site do VMMI é um catálogo online, onde todas as ofertas exclusivas do programa são exibidas. Tudo o que é anunciado/ofertado no site é vendido pelas empresas ofertantes; o site não faz e-commerce, não vende ou presta os serviços divulgados. O consumidor é amparado integralmente pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), cujas regras estabelecem, entre outros, o direito à transparência e à informação adequada e proteção contra oferta ou publicidade enganosa e contra cláusulas abusivas.

Para receber orientações ou fazer reclamações e sugestões, assim como elogios, o consumidor pode recorrer à Central de Atendimento, pelo telefone 0800-606-8484 ou pelo canal “Fale Conosco”, no site.

 São Luís

Apesar de São Luís estar entre os destinos oferecidos pelo programa, as agências de viagens da capital maranhense ainda não estão cadastradas no Viaja Mais Melhor Idade. De acordo com a presidente da ABAV-MA, Antonieta Uchôa, falta informação para os empresários.” O que falta para nós é ir em busca de mais informações. Saber como é possível se cadastrar, as vantagens e acima de tudo, investir em pacotes voltados para esta parcela da população cada vez mais crescente e que tem tempo e disposição para viajar”. Segundo a presidente de Associação das Agências de Viagens no Maranhão, com o lançamento da segunda etapa do Viaja Mais Melhor Idade, ela irá convocar todos os associados para que façam parte do programa. ”Isso deve criar um novo púbico para as agências e consequentemente alavancar o turismo da melhor idade”, finalizou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos