Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nesta sexta-feira (12), no município de Monção para uma audiência pública com a comunidade e explicar sobre o contrato de gestão para o Hospital Geral de Monção – que será inaugurado na próxima terça-feira pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de dezenas de pessoas.
O assessor jurídico da SES, Celso Almeida, justificou que a Lei Estadual 9579/2012 torna obrigatória a realização de uma audiência pública com a comunidade e representantes do Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC) antes da celebração de contrato de gestão de hospital. “Estamos aqui para explicar sobre o gerenciamento e operacionalização dos serviços básicos e de média complexidade no Hospital Geral de Monção”, explicou.
O Hospital Geral de Monção terá 50 leitos e um perfil assistencial de urgência e emergência. A assessora da Rede de Serviços da SES, Natália Costa, explicou que o hospital funcionará 24 horas, com atendimento de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e obstetrícia. “Também terá os serviços de apoio e diagnóstico como Raio-X, ultrasonografia, laboratório clínico, eletrocardiograma e agência transfusional”.
Os 50 leitos foram distribuídos para clínica médica (12), cirúrgica (12), pediátrica (12), obstétrica (12) e dois de isolamento. “O hospital foi projetado para atender cerca de 5.800 pessoas mensalmente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e até 5.550 nos serviços de apoio e diagnóstico”, explicou Natália Costa.
O prefeito de Monção, João de Fátima Pereira (Queiroz), agradeceu a presença da comunidade na audiência pública e o esforço do Governo do Estado em entregar o hospital na próxima semana, quando o município completará 256 anos de emancipação política. “Este hospital será o nosso maior presente neste aniversário porque é um sonho de todos nós que nascemos e moramos em Monção. Esta totalmente equipado e com profissionais competentes, vai conceder mais dias de vida para nossa população”, disse ele.
Estiveram participando da audiência também a vice-prefeita de Monção, Tereza Letícia Muniz; os secretários municipais de saúde Lindonélio Pereira; de educação, Laura Rosa Borges, e a representante do MP, Renata Carvalho.
Publicado em: Governo
Incrível como você não comenta nada sobre a greve da Caema….estamos fazendo o enterro de Ricardo Murad….mais tem uma vaga para você. Xinga os leitores pois tem Ricardo Murad para te defender…pois você não tem…a galera da pelada na Ampem sabe muito bem…que você não vale…se esconde nas sombras de Ricardo Murad….sempre babando….kkkkk.
Pelada da onde? Eu já não jogo bola há mais de dois anos… Agora, que tal fazer o enterro do bira do pindare que surrupiou o dinheiro do fat, ou seja do trabalhador… Vamos fazer ou vc é um cagao