Não foi por falta de aviso!!! No dia 12 de julho de 2013, publiquei “Para por fim a patacoada de Flávio Dino e seus cupinchas sobre emendas, só precisa de uma comunicação de Luciano Leitoa…”, onde eu disse: “Um dos deputados (Othelino Neto) que foram fazer o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, pagar o maior mico, não votou o orçamento de 2013, haja vista que a votação ocorreu em 2012 e o dito cujo era apenas um suplente sem cadeira na Assembléia Legislativa, pois o deputado que votou foi atual prefeito de Timom, Luciano Leitoa, que com certeza não destinou suas emendas para São Luís. Portanto, o ex-suplente Othelino Neto não pode interferir em nada, a não ser que ele tenha uma procuração o a aprovação do ex-deputado Luciano Leitoa. Diante disso, seria necessário que o atual prefeito de Timom vem de público dizer que retirará suas emendas do município do qual é o gestor e transfira tudo para o município de São Luís.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, viajou ao município de Timon, nesta quinta-feira (18). Pela manhã, ao lado do prefeito Luciano Leitoa, e do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, participou da solenidade de renovação do convênio do Projeto Cidadania para Todos, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) e da Fundação Cidadania.
O convênio engloba a realização de oficinas, eventos esportivos, educativos e culturais. O governo investirá o valor de R$ 1, 300 milhão para atendimento de 1.500 alunos, com atividades esportivas em 18 modalidades. Entre elas, futsal, handebol, basquete, ginástica e atletismo, para crianças, jovens e adultos.
“Por determinação da governadora Roseana, renovamos esse convênio que é tão importante para população de Timon. O ato contribui para a manutenção de um centro de juventude que atende, com qualidade, um número expressivo de famílias”, declarou Luis Fernando Silva.
Presentes à solenidade, o deputado estadual Alexandre Almeida; o secretários adjuntos de Esporte, Clineu Coêlho Filho; de Indústria e Comércio, Davi Braga Fernandes; além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, familiares e amigos dos estudantes beneficiados.
O prefeito Luciano Leitoa agradeceu o apoio do Governo do Estado no projeto e as ações que são executadas no município. “Estou feliz no dia de hoje em ver a renovação de um convênio com Fundação, que é tão importante para tantas pessoas. Sem ajuda do Governo do Estado não teríamos condições de manter esses alunos”.
O secretário Joaquim Haickel ressaltou que este é o terceiro ano de renovação do contrato e que a ação é a segunda maior da Sedel. “Esse é um projeto de sucesso que, depois do JEMs é o maior do Governo do Estado na área do esporte e tem grande importância na vida das pessoas que participam”, observou.
O presidente da Fundação Cidadania, Osmar Silva, destacou que a iniciativa alcança grande número de moradores de comunidades carentes. “O projeto abrange toda a família, não só as crianças e adolescentes, mas também os idosos, senhoras e senhores que fazem ginástica e melhoram a qualidade de vida”, disse.
Uma das beneficiadas, Conceição Maria Pereira, participa três vezes por semana das aulas de ginástica e já trouxe mais vizinhas para grupo. “Eu acho bom demais. Me sinto viva, feliz e ainda perco uns quilinhos e ganho saúde, tudo isso sem pagar nada, por isso trouxe minhas amigas”.
Quem está satisfeita também é a jovem Larissa Richelly Lopes, que deseja ser cantora e encontrou no coral a oportunidade de aprender e melhorar a voz. “Quando canto alivio minha alma. Aprendo a habilitar minha voz e ainda tocar instrumentos”, falou.
Escola e Distrito Industrial
Em seguida, na Prefeitura Municipal de Timon, o secretário Luis Fernando Silva entregou documento de cessão ao Município de imóvel onde funcionava a Escola Francisco Vitorino de Assunção, antigo Colégio Bandeirante, localizado na Rua Odilo Costa, s/n, no Parque Piauí.
“Essa é uma visita de trabalho que produz bons resultados assim como a gente tem feito em todo o Maranhão a fora”, disse. Luciano Leitoa agradeceu a cessão e anunciou que no espaço funcionarão cursos de capacitação e outras atividades educacionais.
No fim da tarde, no Núcleo Estadual de Projetos Estratégicos (Nepe), o secretário Luis Fernando e comitiva se reuniram com o prefeito Luciano Leitoa, empresários e políticos da Região. Na ocasião, assinou Ordem de Serviço para elaboração do projeto de engenharia do Distrito Industrial de Timon, que está incluído no Programa Viva Maranhão, do Governo do Estado.
“Timon é uma cidade estratégica e, portanto, precisa de infraestrutura capaz de contribuir na aceleração do processo de crescimento da região”, observou, Luis Fernando.
O Distrito Industrial será construído em área que foi doada pela Prefeitura Municipal e é estratégica por ser cortada por rodovia, ferrovia e fica às margens do Rio Parnaíba. Ao todo, são 254 hectares, situados dentro do limite urbano de Timon. “O Governo do Estado dá o pontapé inicial para o desenvolvimento de Timon”, observou.
O deputado Alexandre Almeida disse estar feliz com mais essa conquista para Timon. “O Governo do Estado investe em uma grande transformação social para os Cocais. Serão mais empregos e, consequentemente, mais renda diretamente para população local. Estou muito feliz em participar desse momento”, declarou.
No ato, Luis Fernando Silva ressaltou aos empresários os avanços na política do Governo do Estado para atrair investimentos, empresas e indústrias para o Maranhão. Citou os incentivos fiscais e as obras de infraestrutura e em setores como saúde e educação.
O secretário falou ainda sobre as ações que o Governo do Estado executa em parceria com município, como a pavimentação de ruas. “O Distrito Industrial é fruto do que está acontecendo em todo o Maranhão e vai gerar mais emprego e renda para a população de Timon e da região”, assinalou.
Publicado em: Governo