SES instala Centro de Apoio aos Municípios
A SES colocou à disposição dos gestores municipais um Centro de Apoio aos Municípios, a partir desta segunda-feira (05), para prestar assessoria técnica sobre os sistemas, serviços e programas da SES e do Ministério da Saúde. O Centro de Apoio está funcionando no Hotel Praia Mar e as regionais de saúde estão sendo chamadas, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, para que os 217 municípios possam concluir seus projetos. O Centro de Apoio aos Municípios foi apresentado na manhã desta segunda-feira (05) pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, durante encontro com prefeitos e secretários municipais de saúde, em São Luís. Ele informou que criou o espaço com estações de trabalho e técnicos capacitados para orientar os gestores municipais para a alimentação dos sistemas de informação. “Este não pode ser um trabalho isolado. Precisamos que todos os 217 municípios compareçam e estejam atualizados no sistema para que o Maranhão possa implantar suas redes de assistência e receber novos recursos”, declarou ele. O cronograma de trabalho estabelece períodos para o atendimento aos municípios. Nos primeiros dias serão trabalhados o Programa Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS) e as redes temáticas do Ministério da Saúde (Urgência e Emergência, Cegonha, Psicossocial, Reabilitação Física e Oncologia). Até o início do próximo mês estarão sendo trabalhados os programas da Academia de Saúde, PMAQ, Requalifica UBS, Controle e Avaliação, Planejamento, Programa Anual de Saúde, Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS), Relatório de Gestão Quadrimestral, SIOPS e Vigilância em Saúde. Estavam presentes também o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, representando a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); a representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Maria José Coutinho; o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite; Francisca Nogueira (chefe da Assessoria de Planejamento da SES).
Pedestres e motoristas aprovam campanha educativa do Detran-MA sobre o respeito a faixa de pedestres
O Detran-MA iniciou na manhã desta segunda-feira (5/08) na faixa de pedestre em frente ao Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal, no bairro da Alemanha, em São Luís, a campanha educativa “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que tem como objetivo chamar a atenção e alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados e respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres. A campanha que acontece para lembrar o dia do pedestre (8/8) acontece durante toda a semana na frente de 10 escolas públicas e particulares de São Luís de diversos bairros e já teve a aprovação de motoristas e pedestres. Na segunda-feira (05/08), a campanha também aconteceu no Colégio Santa Teresa, no centro da capital. “É muito legal ver que o Detran-MA tem preocupação com o pedestre e usa a educação para o trânsito principalmente nesse retorno às aulas nas faixas de pedestre! A iniciativa é muito boa!”, enfatizou a dona de casa e mãe, Maria da Conceição Silva, 34 anos, que levava o filho Roberto, de 6 anos, ao colégio do Sesi. “Estamos nas escolas para preparar o futuro condutor e alertar os pais. É importante que todos, motoristas, motociclistas e pedestres se comprometam a respeitar a faixa de pedestre e as leis de trânsito. A campanha tem tido uma receptividade muito boa e esperamos alcançar bons resultados ao longo dessa primeira semana de ação!”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos que participou in loco da campanha.
Prefeitura realiza nova convocação de aprovados em concurso público
A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF), está realizando nova convocação dos aprovados no concurso público, realizado em 2011, para o preenchimento de vagas no quadro efetivo dos servidores municipais. A lista com os nomes dos convocados, assim como os documentos exigidos para apresentação, podem ser verificados no link http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/prefeitura-realiza-nova-convocacao-de-aprovados-em-concurso-publico-3 Estão sendo convocados candidatos aprovados para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Inspetor de Vigilância em Saúde, Técnico em Enfermagem, Cirurgião Dentista, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral) e Professor (Classe I, disciplinas de Inglês e Matemática, Regiões Administrativas I, II e III). A convocação para o cargo de Professor, é importante frisar, ocorreu devido ao fato dos aprovados para o cargo não terem comparecido durante a convocação ocorrida em junho. Os novos convocados têm até o próximo dia 20 para comparecer ao prédio da SEMPAF (localizado na área do santuário religioso da Sede da cidade), no horário das 14h às 19h, e entregar os documentos para posterior nomeação.
Luis Fernando Silva participa das comemorações dos 51 anos do CE Estado da Guanabara, em Ribamar
O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou da entrega de instrumentos musicais para a Banda Marcial do Centro de Ensino Estado da Guanabara, durante as comemorações dos 51 anos do colégio, nesta segunda-feira (5), em São José de Ribamar. “Estou feliz em participar do aniversário dessa escola, além de entregar novos instrumentos musicais que vão renovar a banda”, declarou. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Ribamar, Eudes Sampaio; do gestor da escola, José Ribamar Cantanhede; de professores e alunos. Na ocasião, Luis Fernando Silva foi homenageado e recebeu uma placa de Honra ao Mérito. A banda leva o nome do secretário, um reconhecimento pelo apoio dado à escola. “Ribamar tinha apenas duas escolas de ensino médio quando eu fui secretário de Educação, investimos e implantamos 10, inclusive na zona rural. Hoje, a realidade para os jovens ribamarenses é outra”, destacou. O CE Estado da Guanabara possui 846 alunos matriculados nos três turnos, no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A banda marcial, que havia sido extinta está sendo reativada, com a entrega dos instrumentos musicais, doados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação, um total de 35 instrumentos, entre violões, cornetas, pratos e bumbos.
Publicado em: Governo