Coisa que deixa os “opositores” irritados!!! Roseana anuncia nova etapa do Maranhão Profissional, com oferta de 31 mil vagas
A governadora Roseana Sarney anunciou nesta segunda-feira (12), em solenidade realizada no Palácio dos Leões, mais uma etapa do Programa Maranhão Profissional, com a oferta de 31 mil vagas para cursos de qualificação e pré-vestibular, beneficiando 74 municípios maranhenses. A cerimônia foi transmitida, por meio de videoconferência, aos polos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e do Centro de Capacitação Tecnológicas do Maranhão (Cetecmas). Segundo informou a governadora, das 31 mil vagas ofertadas para este segundo semestre, 12 mil serão para cursos profissionalizantes e 19 mil para a etapa pré-vestibular. “Iniciamos hoje mais uma etapa do Programa Maranhão Profissional e uma nova edição do pré-vestibular, ações que asseguram aos nossos jovens a oportunidade de se qualificar, como também de se preparar para avaliações, como o Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio”, ressaltou Roseana Sarney.
Respeito a Coisa Publica… Não foge de suas responsabilidades!!!
Lamentável sob todos os aspectos o ocorrido com a jovem que deu à luz – uma linda criança – na calçada da Maternidade Maria do Amparo encaminhada pela Maternidade Marly Sarney sob a alegação de superlotação. Sei que um pedido público de desculpas não resolve, mas eu peço desculpas à jovem Natália e ao seu esposo. Nada justifica esse tipo de atendimento. Determinei não só a abertura de uma sindicância rigorosa, como também uma auditoria em todo o sistema para evitar que situações inadmissíveis como essa possam voltar a ocorrer. Lamento não ter sido informado do fato tão logo tenha ocorrido.
Gil Cutrim autoriza construção do Mercado Municipal do Itapari
O prefeito Gil Cutrim (PMDB) assinou ordem de serviço autorizando o início das obras de construção do Mercado Municipal do Itapari, localizado no polo turístico de Panaquatira, em São José de Ribamar. A solenidade aconteceu no terreno onde o Mercado será construído (fica localizado ao lado da Fábrica de Beneficiamento de Polpas, na Estrada de Panaquatira) e contou, ainda, com as presenças do vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); dos vereadores César Vieira, Jô Viana, Teté Vieira e Marlene Monroe; lideranças comunitárias e políticas da cidade; além de secretários municipais. A obra de construção está sendo custeada com recursos federais e municipais. O Mercado será dotado de toda a infraestrutura necessária (boxes, sanitários, sala de administração, área para embarque e desembarque de mercadorias, dentre outras) para funcionar como um importante espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar, em especial para os agricultores do polo do Itapari, afastando a figura do atravessador, beneficiando a relação entre produtor e consumidor – o primeiro poderá vender seus produtos mais baratos diretamente para o cliente final. Gil Cutrim afirmou que, além de incentivar o setor da agricultura familiar, o novo Mercado beneficiará diretamente o consumidor. “Principalmente nos fins de semana, Panaquatira recebe uma grande quantidade de visitantes que terão a oportunidade de desfrutar de uma ótima infraestrutura, além de adquirir mercadorias de qualidade a preços bem abaixo dos praticados na Grande Ilha”, disse o prefeito.
Enquanto Gastão trabalha, Flávio Dino ganha sem trabalhar!!! Cadastur vai ficar mais simples
O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo, o Cadastur, ficou mais simples e inclusivo. A partir de agora, os pequenos empreendedores individuais, como jangadeiros e bugueiros, podem fazer parte do cadastro de prestadores de serviço do setor. Ao se cadastrarem, eles passam não só a ter regras para atuar, como se beneficiam das vantagens dos cadastrados. Também não é mais necessário apresentar alvará de funcionamento para obter o cadastro. “Entendemos, que a competência de fiscalizar o alvará é da administração pública municipal”, explica o coordenador Geral de Serviços Turísticos do ministério, Jair Galvão Neto Jair sobre a mudança. O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, afirma que as mudanças são uma forma de se adequar ao próprio mercado. “Há muitos microempreendedores que atuam no turismo e contribuem para movimentar a economia, temos de incluir esses profissionais e regularizá-los”. O Cadastur também passou a permitir o cadastramento de veículos prestadores de serviços de terceiros, já que a própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite, desde que se comprove o vínculo entre a empresa e o proprietário do veículo. A portaria também aumenta o prazo de renovação de cadastro de guias, de dois para cada cinco anos. A medida economiza recursos e mão de obra com a emissão do documento. Hoje são confeccionadas cerca de 800 carteirinhas por mês. As mudanças serão implementadas até o final do ano.
Publicado em: Governo
caio, aqui no Maranhão tem ESCOLA TECNICA ESTADUAL?
se tiver eu gostaria que você dissesse aonde ficam,
agora, as pessoas que fizeram o ENEN, foram prejudicadas
porque você sabe a diferença do curso de pedreiro com técnico de EDIFICAÇÕES
vai no canteiro de obras e veja a diferença.
Tem…. Procure o ifima do monte castelo e outra no Maracanã, que oferece tanto cursos técnicos de nível médio e superior. O SENAC também diversos cursos técnicos… Pena que o povo não quer se profissionalidade
essas que vc citou não são estaduais , são federais. Eu trabalho em uma escola técnica em S. Luís, chama-se Bacelar Portela, onde os curso oferecidos funcionam precariamente, sem laboratórios e faltando vários professores. A seduc só tem balela, não resolve nem as coisas mais simples, a atual gestão tem se esforçado muito para que os cursos continuem a funcionar mesmo que precariamente. Esse é sem dúvida o melhor governo de Roseana.
Você perguntou, camaradinha, se em são Luís oferece cursos profissionalizantes, a resposta esta aí. Quanto ao estado, é de responsabilidade o ensino médio. Agora, diga-me onde eu encontro uma escola de ensino infantil publica em são Luís?
Se nada der certo na minha vida vou ser blogueiro, ô povo que escreve baboseiras!
É mesmo miquitinho? rsrsrsrsrsrsrsrs