As pessoas de modo geral estão preocupadas com as tomadas de decisões da Prefeitura de São Luís quanto a saúde pública e passaram a me enviar questionamentos que devem ser respondidos pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior:
1- Pergunta ao prefeito por que ele quer transformar os socorrinhos em anexos, que se sabe que UPAs municipais foram feitas para atender a comunidade em geral, por exemplo, o socorrinho do São Francisco, que faz um bom atendimento ao público tanto na emergência como ambulatório. Tudo bem que as pessoas internadas nos Socorrões precisam de ajuda, só um detalhe: O Socorrão I é gestor do seu próprio orçamento e por mês gasta mais de cinco milhões e ai depois que as pessoas forem levadas pra outras unidades o que o socorrinho 1 e 2 vão receber em melhoria? Eu pergunto a você será que vai melhorar o salário do médico, do enfermeiro, do técnico de enfermagem, por fim todos terão seus salários equiparados ao do socorrão 1 e 2? Então, toda essência de um socorrinho será mais uma unidade abarrotada de gentes pra todos os lados e mais nada? Eu acho que cada município quer cuidar de seus pacientes e não amontoar as pessoas. É preciso que o Ministério Público aperte os municípios para que possa cuidar de seus pacientes e não jogar na capital para sofrerem e mais nada e um detalhe a comunidade do São Francisco e adjacências não aceita a ala verde do Socorrão 1 no socorrinho 1 e 2.
2- Iremos recorrer ao Ministério Público, caso seja realizado a vontade do secretario de saúde, Cesar Felix. O secretário ainda não conversou com o conselho da unidade e do bairro, por isso que o modelo de UPA municipal sem a intervenção do Socorrão 1 e 2 não vai prestar, porque a comunidade teme que quando precisar da unidade não vai se possível o atendimento pra observação 24 horas e temem perder a vaga pro os internados do Socorrão I. Se o prefeito não sabe, nas UPAs o paciente não pode ficar mais de 72 horas pra observação de lá pro Socorrão, aqui em São Luís é ao contrário, pois o socorrão que manda pra as UPAs municipais. Agora, se questiona: Qual é a estrutura que uma UPA do município possui para melhora do paciente? Nós achamos que vão acontecer muitos óbitos pela falta de estrutura das unidades pequenas.
3- Senhor prefeito, vossa excelência quer ver uma coisa? Vá ao Socorrinho do São Francisco e veja na sala de emergência se tem algum equipamento que possa salvar uma pessoa que venha do socorrão? Caso a pessoa piore, como os médicos vão salvar uma vida? Diga-me como os funcionários do socorrinho vão fazer? Seria o mesmo? Devolver os pacientes graves para os Socorrão? Nesse vai e vem não seria uma forma de antecipar a morte do paciente num passeio de ambulância?
4- Caio, o prefeito está tentando mascarar uma coisa chamada incompetência de gerir a saúde de São Luís, porque o prefeito não fez um convênio com a Santa Casa, que possui dezenas de leito? Por que, agora ele que desmantelar os socorrinhos que trabalham estrangulados de pacientes o dia todo? Aqui fica a coragem dos usuários do SUS, que estão descontentes com a forma que São Luís é governada, pois está cheia de pessoas inescrupulosas, que ao mínimo não tem respeito pela vida humana!!!
Publicado em: Governo