Eu já disse que diversos policiais, não só os maranhenses, mas os de todos os estados brasileiros, já cansam de prender os mesmos bandidos por diversas vezes apenas num ano, e que muitos passam a integrar a bandidagem dando cobertura ou fechando os olhos simplesmente, enquanto outros partem mesmo é para a execução sumária, já que nossas leis aparam os bandidos!!! Com isso, vale questionar: Você é a favor de que a Polícia execute esses bandidos e assassinos que são presos e soltos diversas vezes num ano? O problema brasileiro está em suas leis, que já estão caducas, além das benevolências do Judiciário…
Com uma população quase oito vezes menor que a dos Estados Unidos, o Estado de São Paulo registrou 6,3% mais mortes cometidas por policiais militares do que todo os EUA em cinco anos, levando em conta todas as forças policiais daquele país. Dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), e analisados pela Ouvidoria da Polícia, revelam que 2.045 pessoas foram mortas no Estado de São Paulo pela Polícia Militar em confronto – casos que foram registrados como resistência seguida de morte – entre 2005 e 2009.
Já o último relatório divulgado pelo FBI (polícia federal americana) aponta que todas as forças policiais dos EUA mataram em confronto 1.915 pessoas em todo o país no mesmo período. As mortes são classificadas como justifiable homicide (homicídio justificável) e definidas pelo “assassinato de um criminoso por um policial no cumprimento do dever”.
Mingardi ressalta, porém, que a letalidade em São Paulo diminuiu, embora ainda esteja “fora do aceitável”. Segundo ele, o número de mortos pela Polícia Militar caiu especialmente depois do massacre de Carandiru, ação policial dentro do presídio na zona norte da capital paulista que terminou com 111 presos mortos em 1992. De acordo com o especialista, só naquele ano, foram registradas cerca de 1.400 mortes no Estado.
Publicado em: Governo