São Luís é uma das cidades brasileiras que mais desrespeita os deficientes físicos, pois não oferece rampa de acesso, suas calçadas tiram totalmente o direito de ir e vir dos cidadãos deficientes, o transporte coletivo é completamente desapropriado, além de suas paradas de ônibus serem desprovidas de condições essenciais ao deficiente. Não fique de fora dessa luta, visto que um dos grandes males desse neoliberalismo desenfreado é a exclusão, pois trabalham em prol apenas de 1/3 da população…
No próximo dia 21 de setembro será celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Esta data foi instituída pelo movimento social, em Encontro Nacional, em 1982 e o dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005 e é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência envolve questões como justiça social, direitos humanos, cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças.
A cidade de São Luís em especial necessita resgatar as comemorações por este dia significativo como forma de reflexão, debate e discussão para a busca para uma sociedade cada vez mais plural, inclusiva e democrática.
O slogan: Derrubando os muros da exclusão!, foi escolhido para representar, em 2013, a nível local as principais demandas do segmento da pessoa com deficiência.
Publicado em: Governo