No próximo sábado (21) será celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que foi estabelecido pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Segundo o IBGE (2010), mais de 1,5 milhão de maranhenses possuem algum tipo de deficiência. Somente em São Luís, cerca de 245 mil pessoas se enquadram no perfil, o que representa 24% da população ludovicense. Um dos maiores entraves submetidos às pessoas com deficiência são as diversas formas de violência as quais estão expostas.
O Disque Denúncia Maranhão já registrou 486 denúncias sobre os mais diversos tipos de violações de direitos das pessoas com deficiência, apenas em 2013 a Central de Atendimento já recebeu mais de 161 casos o que representa aumento de 40% em relação a todo ano de 2012, e para gerenciar de forma mais adequada essas denúncias o Disque Denúncia possui o Núcleo de Violência Doméstica, o qual após o recebimento da demanda sobre violência contra pessoa com deficiência, a analisa e encaminha para os órgãos de proteção de direitos, que além de operacionalizarem as informações são parceiros de excelência no combate a esse tipo de crime.
Entre esses órgãos se destacam o CIAPD (Centro Integrado de Proteção da Pessoa com Deficiência), que é um núcleo especializado da Defensoria Pública do Estado e os Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência.
O Disque Denúncia Maranhão funciona 24h através dos números 3223-5800 (capital e região metropolitana) e 0300-313-5800 (outros municípios).
Publicado em: Governo