Seduc leva aulas com a mediação tecnológica a 19 municípios maranhenses

Publicado em   19/out/2013
por  Caio Hostilio

_Foto-10Cerca de 900 alunos de escolas da rede estadual localizadas em comunidades e povoados em regiões de difícil acesso de 19 municípios maranhenses estão recebendo aulas do ensino médio regular mediado pela tecnologia. Trata-se do Programa de Mediação Tecnológica (M Tec), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec).

O M Tec contempla uma das prioridades do Governo do Estado para a educação, que é a universalização do ensino médio em todo o Maranhão, com o foco na qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Iniciado em setembro, o programa funciona em escolas situadas em povoados de difícil acesso e que tenham carências de professores com formações específicas para ministrar as disciplinas do currículo do ensino médio regular. “Todos os professores que atuam no programa são especialistas e aptos para lecionar as determinadas disciplinas”, destacou a supervisora de Tecnologia Educacional da Seduc, Akemi Wada.

Ministradas em tempo real e via satélite, a partir da plataforma tecnológica da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), as aulas acontecem em 30 salas, com horário único (vespertino) e com seis aulas diárias, com o mesmo rigor do ensino médio regular.

Além disso, as salas possuem dois professores locais que suscitam e orientam a discussão durante as aulas. “Acontecem em tempo real, com 50 minutos, sendo 30 de aula e outros 20 minutos de interatividade para dirimir as dúvidas dos alunos”, completou Akemi Wada.

Para a professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Wanessa Soares, além da oferta de um ensino de qualidade ministrado por professores especialistas, a ação possibilita maior interatividade com os alunos com a utilização da tecnologia. “É uma experiência maravilhosa e inovadora no ensino médio. Os alunos têm uma oportunidade única de interatividade diária com excelentes professores, diminuindo as distâncias e possibilitando ensino de qualidade”, afirmou.

 A primeira etapa do programa já está acontecendo em 21 unidades escolares localizadas nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Tuntun, Itaipava do Grajaú, Caxias, Buriti, Tutóia, Chapadinha, Brejo, Itapecuru-Mirim, Dom Pedro, Icatu, Rosário, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Pastos Bons, Palmeirândia, Olinda Nova, São Vicente Férrer e Centro Novo. Ao todo, 11 regiões do Maranhão estão sendo beneficiadas com o M-Tec. A meta da secretaria é expandir de 30 para 300 salas de aula no próximo ano letivo.

Ilha Canárias

Localizada no município de Araioses, a Ilha Canárias foi uma das beneficiadas pelo Programa de Mediação Tecnológica. “Dada à distância e a logística complicada para chegar à ilha, o programa trará um grande avanço para a formação da população de Canárias e qualidade no ensino para os alunos”, ressaltou o gestor da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, Jânio Rocha.

O gestor relatou que ao explicar a finalidade e metodologia do programa aos alunos na comunidade, eles demonstraram grande expectativa. “Logo no primeiro dia percebeu-se grande expectativa por parte dos alunos quanto ao sistema e a metodologia utilizados. Eles estavam curiosos e confirmaram o interesse em participar ativamente das aulas”, contou.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Seduc leva aulas com a mediação tecnológica a 19 municípios maranhenses

  1. Geane disse:

    O vereador Fábio Câmara bem que poderia, a exemplo do legislativo de Imperatriz, puxar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a falta de investimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) em todo estado e que tem ocasionado uma crise de abastecimento de água em São Luís. Ai fica a pergunta…Fábio Câmara não vai pedir a CPI da Caema?

    Resp.: Que ele mostre que todos que destruíram o Itapecuru precisa recuperá-lo

  2. regina disse:

    é a volta do telecurso

    Resp.: Melhor que café com farinha!!!!

  3. regina disse:

    Me admiro muito o senhor que diz ser professor defender uma ideia dessas. Esse telecurso só serve ao interesse da secretaria, pois assim não tem que arcar com as despesas de realizar concurso( com número de vagas real), pagar salários e equipar as escolas com material e demais funcionários. Uma TV e vários dvs substituem vários profissionais.

    Resp.: Não confunda!!! material didático e substituição de um professor em sala de aula!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos