Maranhão atinge 99,99% nas informações do Censo Escolar

Publicado em   13/nov/2013
por  Caio Hostilio

_Foto-8Segundo dados fornecidos nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, e da Superintendência de Estatística, somente os estados do Maranhão e São Paulo conseguiram, em tempo hábil, atingir 99,99% de escolas cadastradas no fechamento das informações do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. No estado, os dados equivalem a 15.609 escolas do universo de 15.610.
Além de servir como base para políticas públicas do Ministério da Educação (MEC) dos estados e municípios, os dados coletados no censo são utilizados para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que são vitais para o funcionamento da maioria das escolas públicas.

“A qualidade do cadastramento das escolas do Maranhão no Censo Escolar, coordenado pela equipe da Seduc, possibilita traçar um perfil geral do nosso sistema de ensino, fiel à realidade das escolas. O censo apresenta, em dados, um panorama da educação brasileira, constituindo-se importante ferramenta gerencial para orientar os gestores na tomada de decisão em prol da melhoria da qualidade da educação”, enfatizou a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira.

A secretária disse ainda que “informações sobre matrículas, espaços físicos e equipamentos, taxas de aprovação, reprovação, abandono, distorção idade-série, entre outros, possibilitam aos dirigentes das redes públicas e privada e às escolas, a implementação de ações corretivas frente aos desafios detectados, além de instituírem mecanismos de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações e políticas educacionais do Estado”.

Por meio da Superintendência de Estatística, a Seduc realiza treinamentos para secretários, gestores educacionais e técnicos, que os auxiliam na execução e desenvolvimento do trabalho do censo. Acompanha ainda os relatórios enviados pelas Unidades Regionais de Educação de todos os municípios maranhenses. As ações contam com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No censo são coletadas informações detalhadas sobre cada estudante, professor, turmas das escolas publicas das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral, e da rede privada do Maranhão. Abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica.

Dentre as políticas públicas do MEC utilizadas com base nos dados do censo estão a distribuição do livro didático, merenda escolar, transporte, avaliações em larga escala e cálculos dos recursos a serem repassados a estados e municípios por meio do Fundeb.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos