Acontece neste domingo (17), na Avenida Litorânea (Praça do Pescador), das 8h às 12h, ações e atividades alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
O evento celebrado mundialmente no terceiro domingo de novembro de cada ano, foi oficializado pela ONU em 2005. No Maranhão, será coordenado pelo Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito, formado por órgãos como Secretaria de Estado da Saúde (SES), Prefeitura de São Luís (Semus e SMTT), Sest/Senat e a Maçonaria do Maranhão, que coordena a Campanha SOS Vida.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Marto Carneiro informa que o evento irá chamar a atenção da sociedade para o grande número de lesões e mortes ocorridas em vias públicas do Maranhão, seu grande impacto na saúde pública e a necessidade de se adotarem medidas em relação a essa tragédia.
Dados do Sistema de Informação e Mortalidade (SIM), da SES, mostram que no ano passado 259 pedestres e 695 motociclistas perderam a vida em vias públicas do Maranhão. Este ano, até o mês de setembro, foram registrados 125 óbitos em pedestres e 364 em motociclistas nas estradas maranhenses.
Alberto Marto disse ainda que esses números causam impacto financeiro muito alto para a saúde pública do Maranhão, sendo que este ano já foram investidos mais de 10 milhões do SUS em procedimentos relativos a acidentes de trânsito. A programação deste domingo inclui passeata, panfletagem, hasteamento de bandeira, pronunciamentos, exibição de faixas, etc.
Publicado em: Governo