Notícias

Publicado em   03/abr/2014
por  Caio Hostilio

Polícia prende acusados de manter família refém no Bairro Recanto Vinhais

Três pessoas foram detidas, na tarde desta quinta-feira (3), após manter três pessoas da mesma família refém em uma residência localizada no Residencial Vinhais III, em São Luís. A família foi mantida refém durante duas horas e liberada após negociações com policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, do 8º BPM e equipes da Companhia de Operações Especiais (COE).  Os acusados foram identificados por Joselan de Jesus Pereira Nunes Junior, Tiririca, de 19 anos; Wuinston Lima Diniz, de 21 anos; e Maicon Ferreira da Silva, 18 anos. Com eles foram apreendidos dois revólveres calibres 38 e 32, 6 aparelhos celulares, várias bolsas femininas e um veículo Fiat Punto prata, que segundo a polícia foi tomado de assalto na noite de quarta-feira (2), região da Lagoa da Jansen. O Centro de Operações de Segurança (Ciops) tomou conhecimento da ocorrência de um roubo a pessoa nas imediações do Recanto do Vinhais. Imediatamente, todas as guarnições da área do 8º BPM foram acionadas e saíram em diligências, identificaram o veículo Punto em frente a uma residência no Vinhais III. A guarnição da PM logo em seguida, foi comunicada por uma pessoa, que familiares seus estavam sendo mantidos reféns na casa. Os policiais dirigiram-se a casa e iniciaram o trabalho de negociação com os assaltantes. Logo após a prisão, eles foram levados ao 4º Distrito Policial, no Vinhais, e apresentados à delegada Rizza Caldas.  O trio foi autuado em flagrante por assalto à mão armada e cárcere privado. Em levantamentos feitos pelo Serviço de Inteligência foi identificada uma quitinete no Bairro da Forquilha, onde os acusados guardavam objetos procedentes das ações criminosas. Segundo a polícia, em grande parte, os roubos são praticados em residências. Vários televisores sem notas foram encontrados no local.

Inaugurada nova sede da Delegacia Regional da Polícia Civil em Balsas

_Foto-13Inaugurada, na manhã desta quinta-feira (3), a nova sede da 11ª Delegacia de Polícia Civil em Balsas, que a partir de agora, passa a funcionar em um prédio mais amplo e moderno. Com uma área construída de 412,09 m2, a obra faz parte do pacote de ações que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a fim de reaparelhar as polícias. Há investimentos na construção, ainda, das Delegacias Regionais de Açailândia, Viana, Santa Inês, Bacabal, Pinheiro e Barra do Corda e obras em São Mateus, São Bento, Peritoró, Bom Jesus das Selvas, Barreirinhas e Penalva. A cerimônia foi presidida pelo delegado Regional, Eduardo Galvão, e contou a presença da vice-prefeita de Balsas e secretária de Educação, Ana Lúcia Noleto; do secretário de Governo de Balsas, Deusval Trajano; do presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Carvalho. Estiveram presentes, também, o tenente Willys Pablo Leite do Nascimento, do subcomandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Eugênio; do comandante da Guarda Municipal, além de representantes do Judiciário, Legislativo, de lideranças comunitárias e de moradores do município. O novo prédio fica localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, Setor 3, bairro São Luís, em Balsas. Na construção, foram investidos recursos no valor de R$ 533.357, 70. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Balsas. O antigo prédio foi doado para Secretaria de Estado de Justiça e Administração (Sejap) e será transformado em uma unidade prisional.

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFMA EM GREVE‏

votacaoPor ampla maioria, os técnico-administrativos em educação da UFMA aprovaram – em assembleia geral realizada na tarde do dia 26 de março no auditório central da UFMA – a deflagração de GREVE a partir do dia 31 de março seguindo a orientação nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores nas Universidades Públicas – FASUBRA.  Desde o dia 17 de março o movimento nacional grevista está deflagrado em todo o país com a adesão de trabalhadores em 36 universidades, número que deve aumentar nos próximos dias de acordo com informações do Comando Nacional de Greve – CNG, instalado em Brasília-DF. Antes de iniciar os debates em assembleia, os servidores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da ASSUMA, José Ribamar Gonsioroski da Silva, falecido dia 12 de março. Mariano Azevedo, presidente do Sintema e a diretora de aposentados da entidade, Graça Ferro, compuseram a mesa dos trabalhos repassando informes sobre o panorama geral de mobilização no país e, em seguida, abriram para debate. Vários servidores foram ao microfone expressar sentimentos de angústia, insatisfação e temor quanto ao futuro da Categoria, caso as negociações de pontos importantes da pauta reivindicatória não sejam atendidos, como vem acontecendo desde a última greve ocorrida em 2012. Para a Direção do Sintema, está muito clara a intenção do Governo Federal em protelar o quanto puder a efetivação dos direitos já acordados (ver pauta reivindicatória abaixo). Os trabalhadores presentes fizeram questão de deixar bem claro que apesar da enrolação do Governo, através principalmente do Ministério do Planejamento – MPOG, que sempre barra qualquer avanço obtido nas negociações junto ao Ministério da Educação – MEC, a categoria precisa participar mais do movimento, da luta e, neste momento, de todas as atividades da greve para que esta seja vitoriosa.

Disputas dos JEMs 2014 começarão no dia 19 de abril

Foto 1 Sedel - JEMs 2014A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) definiu a data de início dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A maior competição estudantil do Maranhão começa, na sexta-feira (19), com as disputas das modalidades coletivas da Etapa Metropolitana envolvendo apenas instituições de ensino dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Esta será a primeira das três etapas dos JEMs em 2014. De acordo com a nota oficial publicada pela Sedel em sua página na internet (www.esporteelazer.ma.gov.br), no dia 19 começam os jogos de futsal e futebol desta etapa classificatória. A partir do dia 26, ocorrerão as disputas das demais modalidades esportivas. As tabelas de jogos da Etapa Metropolitana dos JEMs serão definidas nas segunda (14) e terça-feira (15), durante os congressos técnicos. Os encontros ocorrerão no auditório da Sedel, localizado no bairro do Outeiro da Cruz. Vale destacar que a Etapa Metropolitana corresponde à primeira fase dos JEMs e prossegue até o fim do mês de maio. Logo em seguida, a partir de junho, ocorre a Etapa Regional dos JEMs, que é dividida em seis regiões. As cidades de Barreirinhas, Pastos Bons, Buriticupu, Codó, Presidente Dutra e Pinheiro sediarão a segunda fase dos Jogos Escolares este ano. As equipes classificadas após estas duas fases estarão aptas a disputar a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís. Os campeões dos JEMs representarão o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude.

Deputado Weverton apoia produtores de soja do país

Dep WevertonEm votação na Câmara nesta quarta-feira (02), sobre a Medida Provisória 627/2013, foi eliminado do texto uma emenda que previa onerar em 9,5% de PIS/Cofins sobre as exportações da soja in natura, que previa o direito à suspensão dos tributos caso ela fosse direcionada à industrialização de produtos como óleo, margarina, rações ou lecitina. O deputado Weverton e toda a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) foram orientados contra a proposta, que previa a taxação. Para o deputado Weverton, a emenda do Deputado Rubens Bueno restringia os incentivos fiscais aos produtores de soja, onerando, assim, em 9,25% toda a cadeia produtiva, o que prejudicaria a competitividade brasileira no mercado internacional, além de indiretamente atingir toda a agricultura nacional, gerando menor crescimento econômico e desemprego.  “Esta é uma vitória para os produtores e exportadores de nosso país, em especial, aos nossos produtores das regiões de Balsas e Chapadinha, grandes polos agrícolas do Maranhão”, declarou Weverton.

Prazo para cadastramento de escolas na SMTT encerra nesta sexta-feira, 04

As escolas da região metropolitana de São Luís têm até esta sexta-feira (4) para realizar o recadastramento anual que permite que os alunos da instituição tenham acesso ao cartão de meia-passagem. O prazo também é válido para cadastro de novas instituições junto a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). Até esta quinta-feira (3), cerca de 70% das escolas já tinham feito o procedimento. Os representantes das instituições que ainda não fizeram o recadastramento devem se dirigir à Central de Atendimento ao Estudante, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 70, no bairro Apeadouro, próximo à igreja de São Vicente. Caso a escola não obedeça ao prazo estabelecido, o cartão de meia-passagem poderá ser temporariamente suspenso. A instituição não cadastrada no período deverá encaminhar representante legal à Superintendência de Transportes (Sutransp), na sede da SMTT, para regularizar a situação. A atualização dos dados está prevista na Lei nº 4.823/07 e também é uma exigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

  Publicado em: Governo

3 comentários para Notícias

  1. Geraldo Gusmão disse:

    Mudanças no governo, que benefícios trará ao povo um cara que diz entender de saúde pública e passa a cuidar de segurança?

  2. Ytalo Moreira disse:

    …..

    RESP. COISA DE BABAQUARA AQUI NÃO!!! KKKKKKKKK

  3. Josilma disse:

    Espero que as escolas tenham se cadastrado na SMTT pra fazer com que os alunos tenham carteira de estudante até pq muitos alunos que precisam dela pra ir pra escola.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos