Famem promove reunião para elaborar pauta de reivindicações de gestores

Publicado em   23/abr/2014
por  Caio Hostilio

Evento preparatório para a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, no Hotel Premier, em São Luís.

DSC_5951Prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Maranhão estarão reunidos, nesta quinta-feira (24), elaborando uma pauta de reivindicações e diretrizes que serão levadas à Brasília para serem discutidas com representantes do Governo Federal e demais gestores públicos do Brasil.

O encontro, que acontece a partir das 9h no Hotel Premier, localizado no bairro Ponta D´Areia, em São Luís, trata-se de reunião preparatória, organizada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), para a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília, movimento municipalista que acontece no período de 12 a 15 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.

Este ano, a Marcha tem como tema “A Crise nos Municípios e a Conjuntura Eleitoral”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Confederação Nacional dos Municípios (www.cnm.org.br) ou através do link disponível no site da Famem (www.famem.org.br). Nos dois sites também já está disponível a programação da Marcha 2014.

“Ano passado, levamos à Brasília uma caravana formada por mais de 50 prefeitos e prefeitas, além de vereadores e lideranças políticas e comunitárias dos municípios. Conversamos diretamente com representantes do Governo da presidente Dilma e realizamos reuniões extremamente proveitosas com nossas bancadas. A Marcha dos Prefeitos e Prefeituras é um momento único, através do qual, gestores de todo o Brasil podem unir forças e, desta forma, cobrar, de maneira muito mais eficiente, as ações necessárias”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar).

Gil Cutrim explicou que a versão 2014 da Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil tem um grande diferencial, uma vez que estamos em um ano eleitoral e os gestores públicos, durante o evento municipalista, terão a oportunidade de participar de encontro com políticos que deverão disputar o cargo de Presidente da República.

“Além de elaborarmos uma pauta específica direcionada para os municípios maranhenses, também iremos, durante a reunião desta quinta-feira, montar uma agenda de debates com os chamados presidenciáveis. É um momento importante, através do qual poderemos absolver as propostas de cada um sobre o fortalecimento do municipalismo no Brasil”, completou o presidente da entidade municipalista maranhense.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Famem promove reunião para elaborar pauta de reivindicações de gestores

  1. Sabrina Araújo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..

    Fracassou. Fracassou redondamente. Quando perceberam que os prefeitos não viriam e o povo menos ainda, transferiram o lançamento da candidatura do filho de Lobão de um Grande Hotel para um apertado auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão.
    Haviam prometido trazer 180 prefeitos no mínimo para o lançamento da candidatura. Nem 20 foram ao aeroporto esperar o candidato. Que seu pai não tem mais certeza se é candidato.
    A presença estimulou piadas e anedotas perversas. Uma dizia que o primeiro ato de Edinho, se chegar ao governo, vai ser mandar derreter os leões do Palácio para ver se são de ouro.
    Pela manhã, no jornal da família, simplesmente avacalharam com o ex-candidato Luis Fernando Silva. A vingança veio em forma de anedota:
    Diziam que, Luis Fernando, com toda sua honestidade, não chegou a 15%, e Edinho já entra em qualquer disputa com 30%. E esta é a sua vantagem.

  2. Edu Matias de Mello disse:

    Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (23), num hotel de São Luís, o pré-candidato a governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) apresentou 53 propostas de governo. As diretrizes destacam ações nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento, Segurança e Moradia.

    “Mais Médicos Maranhão”, rede estadual de ensino profissionalizante, “Pacto pela Vida”, “Minha Casa, Meu Maranhão” e “Água Para Todos” são alguns dos programas propostos a partir do movimento político liderado pelo comunista intitulado de “Diálogos pelo Maranhão”.

    Na área da Educação, o programa discute a criação de universidades estaduais regionalizadas, com ampliação do número de vagas, orçamento próprio e autonomia administrativa. O investimento em educação profissional também está entre as prioridades do programa, que pretende atuar em articulação com as unidades do Instituto Federal (IFMA) no Estado.

    Dino destacou que o Maranhão possui o menor número de médicos por habitante e o menor investimento proporcional em atenção básica do Brasil. A melhoria da oferta dos serviços de saúde perpassa o acesso à água, saneamento e habitação do Brasil. Para isso, defende o “Água para Todos” e o “Mais Médicos Maranhão”.

    O Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 (PNUD e IPEA) aponta que somente metade da população maranhense vive em casas com água encanada e banheiro. Para os municípios não atendidos pela CAEMA, serão feitos convênios com o governo do estado.

    Já o “Mais Médicos Maranhão” vem com a finalidade de combater o déficit de profissionais no Estado, pior relação do país, com 0,7 médicos para cada 1.000 habitantes. A ideia é complementar o programa nacional com a articulação e parceria com a Universidade Federal do Maranhão, criar mais um curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes e; implantar carreira de Estado para os médicos, similar a dos juízes, garantindo presença de profissionais em todas as regiões, estabilidade, remuneração adequada e promoções por mérito.

    Para estabelecer um novo modelo de governança da segurança pública no Estado com instituição de metas para redução de crimes, Dino defende o “Pacto Pela Vida”. A proposta é de articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, numa ação conjunta entre governo e comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.

    O direito à moradia deverá sr assegurado através do “Minha Casa, Meu Maranhão”, em parceria com o Governo Federal, para construção de casas – tal como já acontece em São Luís com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, também do governo petista Lula/Dilma – com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.

    Para diminuir as desigualdades sociais no Maranhão, Flávio defende uma proposta de governo que traga a reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP e ao ITERMA. Esses órgãos passarão a ser vinculados à Secretaria da Agricultura Familiar, que deverá ser criada e terá orçamento crescente ano a ano, de acordo com o crescimento da produção do setor.

    Também para investir no desenvolvimento econômico do estado, o comunista defende a ampliação do benefício fiscal de dispensa parcial do pagamento do saldo devedor do ICMS para até 95%, nos casos de indústrias classificadas como de alta relevância para o desenvolvimento do Maranhão (por exemplo, agroindústrias) ou estabelecidas em municípios com baixo IDH.

    Como política de governo, a “Proposta por um Maranhão de Todos Nós” defende a criação da Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção, com remanejamento de cargos do Gabinete do Governador e da Casa Civil. A Secretaria irá realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias contra áreas do governo e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios.

    Além disso, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, um sistema de metas de desempenho para todas as áreas de governo. As metas serão públicas e fiscalizadas pela sociedade.

    Se de todas essas propostas anunciadas Flávio Dino conseguir colocar em prática pelo menos a do “Água Para Todos” já terá dado um salto grande, visto que na grande maioria dos municípios maranhenses o problema da falta de água é uma questão crônica, que requer uma atenção mais do que especial, preferencial e EMERGENCIAL, incluindo a capital São Luís.

  3. Henrique Sampaio disse:

    Por que Lobão Filho não desembarcou no aeroporto de Paço do Lumiar, já que ele gosta tanto de descer sempre lá? Será por que não foi a noite ou por que ele estava desacompanhado? Palhaçadaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos